Atualmente, comprar online é uma maneira eficaz de adquirir produtos de um jeito prático e rápido. No entanto, assim como em qualquer situação da vida, é importante prestar atenção nos detalhes, visando sempre uma compra certa e com segurança.

Pensando nesse assunto, resolvemos fornecer no post de hoje algumas orientações de como realizar compras de roupas, sapatos e brinquedos infantis em lojas online, assegurando processos seguros e sem imprevistos. Vale mencionar que, além de ser uma opção muito mais tranquila, você economiza tempo e evita ter que enfrentar filas de compras em lojas e shoppings. Se ficou interessado, continue com essa leitura!

1. Analise as informações dos produtos

Antes de finalizar a compra de uma roupa, é necessário verificar cada informação sobre o produto, incluindo o material de fabricação, o tamanho, a cor e a marca. Tudo isso é uma forma de garantir que a peça escolhida possui exatamente as características, a durabilidade e a qualidade que você esperava.

Em relação às compras de brinquedos, também é importante verificar o material de composição do item, a originalidade e a sua procedência. Certifique-se de que ele é seguro e possui o selo do Inmetro — o que significa que o produto passou por testes de segurança.

É válido falar que brinquedos piratas podem ser compostos de substâncias tóxicas, que podem afetar diretamente a saúde de uma criança, especialmente se alguma pecinha for levada à boca do pequeno. Além disso, esse tipo de produto possui durabilidade e qualidade inferiores.

2. Identifique o fornecedor do produto

É importante verificar se as informações que o site oferece são verdadeiras. Em alguns casos, a própria loja fornece o produto, entretanto, em outras situações a loja trabalha com um outro fornecedor.

Por isso, é interessante pesquisar em sites como o Reclame aqui e Ebit a reputação da loja em questão. Sites assim fazem classificações de acordo com a experiência de pessoas que já compraram lá. Também é interessante procurar saber se amigos e familiares conhecem o estabelecimento e os produtos.

Se o resultado for positivo, vale a pena investir, mas se for negativo, procure saber mais especificamente o que provocou a insatisfação dos compradores.

3. Pesquise sobre a política de troca da loja

Outro ponto importante para assegurar uma compra segura e com qualidade é pesquisar sobre a política de troca que a loja oferece, principalmente o que se refere aos casos de roupas que não serviram e brinquedos que chegaram quebrados.

Normalmente, os estabelecimentos oferecem um prazo máximo de 7 a 10 dias, após o pedido ter chegado, para solicitar a troca. Esse processo é feito no próprio site sem gasto algum. Todavia, é importante que o item devolvido esteja sem sinais de uso, em sua embalagem original e acompanhado de tudo que chegou junto a ele, incluindo manuais. Os demais passos devem ser seguidos conforme as instruções que chegam no e-mail.

Caso o estabelecimento não ofereça essa política de troca ou até mesmo não troque o item, prefira mudar de loja. Assim, evita-se posteriores dores de cabeça se o item não chegar conforme o desejado.

4. Jamais insira a senha do cartão

Ao realizar uma compra pela internet, nenhum estabelecimento seguro vai pedir a senha do seu cartão, independentemente se é a senha própria da internet ou a pessoal, utilizada em compras físicas.

Somente os dados básicos do cartão são solicitados, como por exemplo: o número do cartão, o nome do dono e o código de segurança, que normalmente é encontrado na parte de traz do item. Também não são solicitadas as informações de agência nem conta no banco.

Pronto, agora que você já sabe como comprar online com segurança, siga atentamente as dicas e só finalize compras em lojas com boas reputações. Embora, na atualidade, realizar algo assim seja bem mais seguro, ainda é preciso ser cauteloso.

Se gostou do nosso post, confira as roupas infantis que separamos para você. Até mais!