Com pouco mais de 1 ano e até os 3, seu filho provavelmente já deu os primeiros passos e, a cada dia, faz novas descobertas. Roupas para crianças precisam se adequar à necessidade delas de sair explorando o mundo que as rodeia.

Por isso, é importante vestir os pequenos com peças que, além de deixá-los umas gracinhas, sejam também versáteis, práticas e que possam proteger a criança das temperaturas em dias mais quentes ou mais frios, sem agredir sua pele delicada.

Mas entre a fofura, a praticidade, a segurança e o conforto da roupa para a criança, o que colocar no armário?

É comum os pais terem muitas dúvidas na hora de escolher a roupa de uma criança de 1 a 3 anos, já que nessa fase elas crescem tão aceleradamente que nem sempre os adultos conseguem acompanhar suas necessidades, no mesmo ritmo.

Para ajudar você nessa missão, reunimos algumas dicas neste post. Confira!

1. Escolha roupas para crianças duráveis e de um tamanho maior

Seu filho precisará de muito conforto para se mover: pular, correr, brincar no chão e outras aventuras provavelmente estarão no seu roteiro diário de estripulias. Por isso, priorize trajes confortáveis e em tamanhos um pouco maiores do que ele usaria, para facilitar o movimento da criança. Observe também se os tecidos são mais resistentes.

Uma peça um pouco maior tende a durar alguns meses, enquanto uma roupa em um tamanho muito justo, para essa fase, pode ter uma vida útil de apenas poucas semanas.

2. Busque praticidade

Entre as brincadeiras, é provável que a criança precise tirar ou trocar uma peça. Para facilitar o manuseio das vestimentas, evite roupas com muitas fivelas, ganchos e botões.

Para proteger os joelhos ― que os pequenos adoram arrastar no chão nessa fase ―, procure por calças com protetores especiais nessa área, como joelheiras, ou feitas de tecidos mais resistentes, como o jeans.

3. Lembre-se de que segurança é prioridade

Um dos pontos mais importantes a considerar na escolha da roupa é a segurança da criança. Nessa fase, evite peças como casacos que contenham cordões na zona do pescoço ou na barra da blusa.

Esse tipo de modelo não é indicado porque pode causar acidentes. Se a roupa vier com algum acessório que você considerar perigoso, retire-o imediatamente da peça.

4. Tenha peças variadas para diferentes situações

A melhor forma de montar um guarda-roupa que atenda às necessidades da criança nessa fase é investir na variedade de peças: aposte em bermudas, camisetas e conjuntinhos de blusas e calças para os meninos. Para as meninas, valem também conjuntos, vestidos e saias.

Na hora de escolher as peças, dê preferência a roupas de tecidos respiráveis e facilmente laváveis. Lembre-se de que nessa fase as crianças se sujam com muita facilidade.

Gostou deste post? Quer saber mais dicas para escolher roupas para crianças e outros produtos para o seu filho de 1 a 3 anos? Assine a nossa newsletter e receba periodicamente as novidades da nossa loja, com várias dicas que vão ajudar você!