Cantar vitória antes do tempo significa soltar um suspiro de alívio ao ver o quarto das crianças arrumadinho, e um lamento agudo, logo em seguida, ao ver a baderna dentro do armário delas. Por isso, viemos trazer sintonia à rotina do lar com 5 dicas de como organizar o guarda-roupa das crianças!

Confira como essa tarefa pode ser até divertido, além de manter tudo organizado e de maneira funcional.

1. Fantasie a organização

Um pouco de alegria no cotidiano não faz mal a ninguém, não é mesmo? Ainda mais quando lidamos com crianças: quanto mais divertida a tarefa, melhor para todos os envolvidos! Portanto, ao ensiná-las como organizar o guarda-roupa, tire as fantasias do armário, e da imaginação, e crie histórias divertidas para acompanhar a empreitada.

Vale, por exemplo:

  • Vesti-los de príncipes e princesas na difícil missão de organizar o reino;
  • Vesti-los com o pijama infantil e prometer uma guerra de travesseiros após a arrumação;
  • Prometer recompensas pelo trabalho bem-feito;
  • Transformá-los em exploradores para buscar recompensas dentro do armário.

É importante que a missão escolhida tenha a ver com os interesses delas, pois isso facilita a identificação e o engajamento em aprender como organizar o guarda-roupa.

2. Deixe ao alcance somente o essencial

É uma regra universal: crianças não bagunçam aquilo que não podem ver.

Com essa óbvia — mas útil — informação, procure manter, dentro do guarda-roupa infantil, apenas as roupas mais utilizadas.

Roupas de temporada (como as de inverno), toalhas e jogos de cama podem ser organizados em outros lugares. Assim, a bagunça será mais pontual e menos caótica.

3. Privilegie o uso de cabides

Sabe como organizar o guarda-roupa das crianças pode ser muito mais prático? Colocando as roupas em cabides!

Afinal de contas, é muito mais fácil tirar e colocar as peças no cabide do que desdobrar e dobrar novamente cada uma das roupas infantis.

Com isso, a arrumação virá acompanhada de uma boa economia de tempo.

4. Separe as roupas por tipo

Chega de bermuda com as calças, roupas íntimas com camisetas e vestidos entre casacos longos! Até mesmo para criar um senso de organização nas crianças, procure separar as peças dentro do guarda-roupa por tipo.

Assim, um espacinho será dedicado às camisetas. Outro, às bermudas ou vestidos… E por aí vai. A participação delas nesse processo, inclusive, é recomendada para que criem um senso crítico, também, e de conservação das suas roupas.

5. Renove o armário ocasionalmente

Não são apenas os adultos que se cansam das mesmas roupas. Por isso, procure realizar uma grande faxina no guarda-roupa, a cada semestre ou uma vez por ano, para remover o que não é mais utilizado.

O divertido da tarefa é que as crianças ganham voz ativa no processo, decidindo o que fica e o que vai — além de gerar uma consciência admirável sobre como ajudar o próximo.

Saiba como organizar o guarda-roupa com os seus filhos

Viu como essas dicas podem tornar a organização do guarda-roupa muito mais divertida? Isso sem falar na possibilidade de poder ser realizada na companhia dos seus filhos, não é mesmo?

E, caso você tenha alguma outra dica sobre como organizar o guarda-roupa das crianças, não deixe de compartilhar conosco nos comentários!