As férias escolares do meio do ano estão chegando e junto delas toda a empolgação das crianças em receber amigos em casa, brincar, dormir mais tarde e fazer programas diferenciados.

No entanto, para garantir a diversão e as brincadeiras desse período, é importante se atentar para alguns detalhes e fazer um planejamento, principalmente quando envolve outros pequenos.

Com base nisso, resolvemos te auxiliar, apresentando 5 dicas para que o seu filho possa receber amigos em casa para momentos de pura diversão. Vamos lá?

1. Elabore um planejamento

Crianças são sempre cheias de energia e vivem buscando descobertas, principalmente no período de férias escolares. Contudo, para conseguir controlar a garotada, é importante criar um planejamento com todas as atividades possíveis de serem feitas dentro de casa, já que o inverno é uma estação mais fria.

Escolha o melhor horário para as crianças irem até a sua casa, quais serão as brincadeiras e os brinquedos, o que servir e quantas pessoas serão convidadas. Essa etapa é elementar para que você consiga se organizar e receber todos da melhor maneira possível.

2. Crie um cronograma para receber amigos em casa

O segundo passo é criar um cronograma logo após o planejamento, determinando o horário para o início das brincadeiras — tanto as que são mais animadas quanto as que são menos —, para o lanche, para o descanso e para a finalização do evento.

É importante estipular também um horário para que a criançada possa dormir, estabelecendo as tarefas que antecedem esse momento para não causar muito euforia e interferir na noite de sono.

3. Selecione as brincadeiras

Existem vários tipos de brincadeiras para os pequenos se divertirem e, por isso, a ideia aqui é que você faça uma seleção das principais, criando um ambiente mais organizado e evitando bagunças.

Uma sugestão é convidar os amigos do seu filho para uma festa do pijama e já em sua casa apresentar a lista com as brincadeiras da noite, como mímica, caça ao tesouro, campeonato de quebra-cabeça ou jogos de tabuleiro, dominó e fantoches com meias.

4. Faça uma pequena sessão de cinema

Já mais ao fim da tarde, quando todos estiverem exaustos de brincadeiras e diversão, a proposta é que você crie uma pequena sessão de cinema, contendo os filmes preferidos do seu filho e de seus amigos. É válido colocar desde os clássicos infantis, como “Procurando Nemo” e “Toy Story”, até os que foram lançados recentemente e já fazem o sucesso entre a garotada.

Essa é uma etapa importante porque, além de proporcionar mais um momento interessante para eles, é uma maneira de diminuir toda a energia e euforia do momento, preparando-os já para irem para a cama e iniciar uma noite de sono.

No fim do último filme, se houver alguém ainda disposto para novas brincadeiras, conte uma história e tranquilize-o.

5. Prepare um cardápio

Como no inverno os dias são mais frios, a dica é que você elabore um cardápio que ofereça conforto aos pequenos e ainda possam aquecê-los. Aproveite as tradicionais comidas das festas juninas e julinas que, inclusive, são preferência da maioria das crianças, como canjica, caldos e mini cachorro-quente.

No final da noite, ainda é possível oferecer lanchinhos mais leves, como cookies, biscoitinhos de amido de milho ou amanteigados de cacau com formatos diferenciados, como estrelas e coração. Acompanhe com chá ou leite bem quentinho.

É isso aí, agora que você já viu dicas geniais para que o seu filho possa receber amigos em casa da melhor maneira possível, comece o seu planejamento e crie uma reunião memorável para os pequenos. Não se esqueça de que com o frio da estação, eles devem estar bem agasalhados, principalmente se saírem de casa ou durante o período noturno.

Se você gostou das dicas, assine a nossa newsletter para continuar recebendo outros conteúdos incríveis. Até a próxima!