O início do ano é sinônimo de casa cheia, já que as crianças estão curtindo as férias escolares. E, quando chegam o período de descanso, logo pensamos em uma viagem, já que passamos o ano inteiro no mesmo lugar.

Por esse mesmo motivo, pode ser bem difícil planejar um roteiro de atividades para a meninada que vai ficar em casa. Mas não se preocupe: ainda é possível se divertir, mesmo que todos vocês não consigam fugir da sua cidade. Basta ser criativo!

Para saber quais são as dicas que separamos para você curtir as férias com as crianças, é só continuar lendo:

Reserve um tempo e faça um roteiro de atividades

Antes de começar as suas férias, tire um tempo para planejar quais atividades você vai realizar com as crianças. Para isso, conte quantos dias você vai ter livre com eles, e separe pelo menos 5 atividades diferentes para curtir durante cada semana. Dessa forma, você sabe o que fazer quando eles ficarem entediados, certo?

Leve as crianças para passar mais tempo ao ar livre

Atualmente, uma das principais dificuldades que os pais enfrentam é apresentar para as crianças atividades que não envolvam aparelhos eletrônicos. Se você também está tentando evitar esse tipo de situação, uma boa saída é levar os pequeninos para fora de casa.

Aproveite as praças e os parques que a sua cidade oferece para fazer piqueniques. E não se esqueça de convidar os coleguinhas do seu filho para irem junto. Você mora no litoral? Melhor ainda! Aproveite os dias de sol para irem se divertir na praia.

Fique de olho nos eventos culturais da sua cidade

Durante o período de férias, cresce a oferta de eventos culturais nas cidades. Então, fique atento aos portais de notícias locais! Vale a pena planejar uma ida a:

  • um museu;
  • um teatro;
  • um centro de eventos;
  • um cinema;
  • um circo;
  • um parque de diversão;
  • e um shopping.

Leia para os pequenos e aproveite para brincar de teatro

Incentivar as crianças a ler é uma das melhores coisas que os pais podem fazer por elas. E, para tornar essa experiência ainda mais rica, por que não fazer com que as histórias ganhem vida?

Para isso, separe alguns brinquedos, tecidos e roupas velhas e se fantasie com os seus filhos! Além de ficar ainda mais próximo deles, você também vai gostar de se sentir criança outra vez.

Ensine uma receita simples para as crianças

Os pequenos sempre nos veem preparando as refeições e quase nunca participam do processo. Que tal aproveitar as férias para mudar isso? Escolha uma receita que não seja muito difícil para fazer e convide as crianças para ajudar.

Elas vão adorar participar e vão se sentir extremamente úteis. E espere até ver a carinha delas ao provarem a receita que elas mesmas fizeram!

E então, o que você achou dessas dicas para passar as suas férias com as crianças? Se gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!