Você sabia que os jogos educativos para aprender brincando são opções que auxiliam no crescimento das crianças? Isso ocorre porque é possível encontrar diversos brinquedos infantis que, além de proporcionarem o entretenimento aos pequenos, apresentam um lado mais educativo, garantindo um desenvolvimento mais saudável, uma melhoria da atenção e da coordenação motora, uma criatividade maior e um aprendizado mais completo.

Pensando nisso, vamos mostrar, neste post, alguns dos principais jogos educativos que fazem da brincadeira um aprendizado para a vida. Confira!

1. Caça-palavras

Caracterizado por ser um jogo bastante clássico e comum, o caça-palavras é uma brincadeira que consiste em achar, dentro de um quadro cheio de letras aleatórias, algumas palavras já formadas.

Abaixo do quadro, existem algumas frases ou desenhos que auxiliam o pequeno a descobrir quais são as palavras que estão escondidas. É importante também que as letras ao lado estejam bastante embaralhadas, sem formar outra palavra ou fazer sentido entre elas.

Essa situação permite o desenvolvimento em três áreas da criança. Inicialmente, é a do conhecimento, já que o pequeno deve decifrar a charada, e depois são a de coordenação motora e de alfabetização, uma vez que seu filho deve procurar, dentro de um quadro cheio de letras aleatórias, a palavra e, posteriormente, circulá-la.

2. Forca

Nessa brincadeira, são necessárias duas pessoas. O primeiro jogador deve desenhar a forca e pensar em uma palavra para o segundo jogador completar. Ao lado do desenho, ficam os tracinhos que representam cada letra dessa palavra. Para facilitar, é possível já deixar os traços completados com a letra inicial ou com algumas do meio.

Em seguida, o segundo jogador vai falando uma letra por vez. Se ele acertar, pode prosseguir no jogo, mas se errar é desenhada uma parte do corpo na forca. O jogo termina quando a palavra ficar completa ou quando o bonequinho tiver todas as partes do corpo desenhadas, o que significa que ele foi enforcado.

3. Complete o alfabeto

Ideal para melhorar o domínio das crianças em relação ao alfabeto e à leitura, esse jogo pode ser realizado de várias formas. Uma sugestão é distribuir cerca de 20 a 23 letras do alfabeto, das 26 que existem, dentro de figuras embaralhadas, como frutas, animais e desenhos geométricos.

Depois, peça para a criança identificar quais são as letras que estão faltando e escrevê-las dentro das figuras que estão vazias. Isso vai fazer com que o seu filho fique mais atento em relação às letras e aprenda, com mais facilidade, toda a ordem do alfabeto.

A mesma brincadeira também pode ser feita com os números, no intuito de aumentar o domínio dos pequenos sobre essa área.

4. Dança da cadeira

Para ensinar o pequeno a respeitar o espaço do outro e a perder os jogos na brincadeira, a dança da cadeira é uma ótima opção. Para colocá-la em prática, é importante ter um número a menos de cadeiras do que o tanto de crianças que brincará. Por exemplo: quatro crianças e três cadeiras.

Os móveis devem estar dispostos como se estivessem em círculo, e os pequenos devem andar e dançar em volta deles enquanto toca uma música. Quando a música parar, com a ajuda de uma outra pessoa que não esteja brincando, as crianças devem se sentar imediatamente, deixando uma delas de fora. Assim, a brincadeira segue até ter apenas uma cadeira e somente um vencedor do jogo.

5. Ligando os pontos

Utilizada para aumentar a coordenação da criança, a brincadeira de ligar os pontos consiste em um grande desenho feito com pontilhados (mais juntinhos ou mais espaçados, dependendo do grau de dificuldade do jogo). Esses pontinhos devem ser ligados pelo pequeno, um a um, até que toda a figura esteja formada.

Pronto, agora que você já viu alguns dos principais jogos educativos para aprender brincando, apresente-os para o seu filho e garanta um aprendizado mais divertido! Lembre-se de que essa também é uma maneira de melhorar a socialização da criança, diminuir o estresse e de auxiliar nas atividades de desenvolvimento.

Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos as brincadeiras que os filhos deles também podem praticar! Até mais!