Esqueça aquela ideia de que os apps infantis no seu smartphone nada mais são do que distrações para divertir os seus filhos. Isso porque existem muitos jogos educativos para celular que não apenas entretêm, como também ensinam e influenciam positivamente no aprendizado escolar deles.

Esses aplicativos ajudam os menores a desenvolverem o raciocínio lógico, a memorização, a concentração e uma série de outras habilidades, como a motora e a percepção sensorial. Foi pensando nisso que listamos algumas sugestões que você não pode deixar de conhecer (e baixar). Confira!

1. Meu Aplicativo de Folclore

Imagine reunir, em um único jogo, o rico e vasto folclore de todas as regiões, contado por meio de ilustrações coloridas, belas histórias e divertidas brincadeiras com adivinhas, trava-línguas, desenhos de colorir e “descubra qual é o ditado”. Essa é a mistura empolgante e repleta de riqueza cultural do Meu Aplicativo de Folclore.

Com ele, seus filhos não apenas desenvolvem a leitura e a ludicidade por meio das gravuras, mas também aprendem mais sobre as tradições, lendas urbanas e costumes de outros estados. Uma ótima forma de conhecer mais sobre a história e a geografia do nosso país.

Disponível para: Android e iOS.

2. Word Teller

Mais uma sugestão de jogo é o Word Teller. Esse app, que tem um visual bastante simples e intuitivo, nada mais é do que uma coletânea colorida e cheia de símbolos que ajudam os pequenos a aprenderem inglês.

Os pequenos e fáceis exercícios consistem em sílabas e palavras incompletas que os menores precisam completar. À medida que avançam, eles descobrem novos fonemas enquanto treinam, por associação e repetição, uma nova língua.

Disponível para: iOS.

3. Talking Tom

Outro dos jogos educativos para celular que não pode faltar no seu aparelho é Talking Tom. Totalmente interativo, ele trabalha o aspecto lúdico infantil ao proporcionar “conversas” entre as crianças e um gato pra lá de atrapalhado na tela do smartphone. Alguns dos pontos altos do app são:

  • melhorar a dicção dos pequenos, visto que eles permanecem todo o tempo falando e treinando a pronúncia de novas palavas;

  • ensinar a importância da responsabilidade com os pets, já que eles precisam alimentá-lo; e

  • ampliar os conhecimentos sobre português, especialmente na área de ortografia.

Disponível para: Android e iOS.

4. Alfabeto Melado

Para os pequenos que estão na alfabetização, nada melhor do que estar em constante contato com o que aprendem em sala de aula, não é mesmo? É justamente com essa proposta que o Alfabeto Melado foi desenvolvido.

Reunindo todas as 26 letras, além de gravuras de animais, frutas e objetos que começam com cada uma delas, o jogo reúne sons e uma divertida brincadeira de preenchimento de pontos que estimulam o reconhecimento das formas de A a Z e, de quebra, ampliam o desenvolvimento da coordenação motora.

Disponível para: Android.

5. Matemática Para Crianças

Não é só o português que tem vez nos jogos educativos para celular! Ao contrário, o Matemática Para Crianças mostra que é possível expandir o aprendizado infantil e, desde cedo, estimulando o interesse das crianças pelos números.

Para isso, ele traz uma série de pequenos desafios divididos nas categorias de somar e subtrair, multiplicar e dividir, resultados e brincadeira dos pares. Mas não acaba aí. Para tornar as operações matemáticas mais divertidas e lúdicas, o aplicativo explora as cores, desenhos de animais e até quebra-cabeças com diversos objetos.

Disponível para: Android e iOS.

E então, gostou da nossa lista de jogos educativos para celular? Pois não deixe de baixá-los e ajudar seus filhos a potencializarem o aprendizado escolar! E se você tem outras sugestões de apps para compartilhar com a gente, já sabe: deixe-as nos comentários!