É possível tirar uma lição de vida valiosa dos filmes da Disney? Essa é uma pergunta clássica que traz a certeza de uma resposta positiva. Por isso, listamos alguns filmes da Disney para crianças que trazem valiosas lições e que vão ajudar no desenvolvimento humano dos pequenos — além de garantir momentos de diversão para a família toda.

Acompanhe!

1. O Rei Leão

Seja humilde e transparente

Uma das principais virtudes do ser humano é a humildade, não esquecer de onde vem e ter orgulho das suas raízes. A história do leão Simba, que perde o pai Mufasa quando ainda era criança e se muda para longe do seu reino, mostra que, apesar de todas as dificuldades de relacionamento e conflitos familiares, deve-se sempre se lembrar das raízes e, sempre que necessário, lutar para defender os interesses dos seus ente queridos.

2. Alice no País das Maravilhas

Tenha objetivos

Cair na toca do coelho e viver aventuras fantásticas parece ser uma fonte inesgotável de diversão. Porém, Alice no País das Maravilhas é muito mais do que isso.

Em um certo ponto da história, Alice e o Gato têm o seguinte diálogo, iniciado pela garota:

— Qual o caminho para sair daqui?

— Diga-me para onde pretende ir!

— Não importa para onde quero ir, o importante é sair daqui!

— Se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho te serve!

Ou seja, é preciso saber para onde se quer ir para encontrar o melhor caminho. Em outras palavras, ter objetivos é fundamental!

3. A princesa e o Sapo

Uns precisam de dinheiro; outros, de sonhos

O filme, que mistura uma história de aventura com uma fábula numa animação muito bem feita, começa com tudo ao quebrar alguns paradigmas e preconceitos. O primeiro é idealizar uma princesa negra, fora dos padrões estéticos tradicionais; o segundo é demonstrar que o mundo dá voltas.

A transformação do príncipe e de Tiana, personagem principal, em sapos e a aventura vivida pelos dois deixam claro que primeiro é necessário lutar para conquistar os sonhos, mas é sim possível alcançá-los. Para quem acredita ter tudo, a história ilustra a necessidade de conquistar outros valores acima do dinheiro.

4. Aladdin

Não se iluda com aparências e riquezas

Toda criança fica encantada com esse mundo mágico de Aladdin, que conta com uma sequência fantástica lançando mão da trilha sonora, das cores vibrantes e do desenrolar da história.

Aladdin, ao encontrar o gênio da lâmpada, finge ser um príncipe para conquistar seu objetivo: conquistar a princesa. Ao longo do filme, porém, ele descobre que aparência e riqueza não são os valores que realmente importam. A lição é de que muitas vezes é necessário sacrificar os próprios desejos para o bem do outro, e isso vale muito a pena.

5. A Pequena Sereia

Nunca desista, persista

Ariel, a pequena sereia, se arrisca por uma paixão e é constantemente desencorajada. Assim, ao largar tudo e tentar, a lição que Ariel aprende é não colocar a opinião dos outros em primeiro lugar e nunca desistir dos sonhos. O importante é ir em frente e seguir seu coração.

Esses são apenas uma pequena parcela de filmes produzidos pela Disney, mas existem outros tantos que são inspiradores e trazem ao menos uma lição de vida. É claro que se divertir é importante, mas fica ainda melhor quando é possível aprender ao mesmo tempo!

Gostou desse conteúdo e quer receber mais artigos interessantes sobre a criançada no seu e-mail? Assine nossa newsletter!