Bebês são muito sensíveis em todos os aspectos. Nos primeiros meses de vida, eles passam por uma série de adaptações, e isso faz com que sejam mais suscetíveis a desenvolverem alergias. Mas uso de produtos naturais pode amenizá-las ou preveni-las.

Esses cosméticos são feitos à base de matérias-primas encontradas na natureza e, por isso, são ideais para a pele sensível dos bebês. E, quando são orgânicos, são escolhidos vegetais livres de agrotóxicos. No caso dos veganos, a fabricação é feita sem que haja nada que seja derivado de animais.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre esses produtos e os seus benefícios para os pequenos. Confira:

1. Shampoos e condicionadores

Existem linhas de shampoos e de condicionadores para bebês e crianças feitos com produtos naturais. Eles são livres de lauryl ether (um detergente utilizado em shampoos que causa irritação nos olhos) e não possuem, também, óleo mineral, corantes sintéticos nem qualquer ingrediente de origem animal (em algumas marcas).

2. Produtos naturais para prevenção de assaduras

Assaduras incomodam bastante os bebês, por isso, existem diversos cosméticos usados para a prevenção e para o tratamento delas. No entanto, algumas crianças podem ser alérgicas a componentes químicos presentes nesses produtos.

Os cremes naturais para assadura são livres de óleos minerais e de outros elementos que possam prejudicar a saúde do bebê. Eles são feitos à base de ervas que tratam o problema naturalmente — como a calêndula, que diminui ardências e coceiras.

3. Sabonetes vegetais

Para a hora do banho, os sabonetes vegetais proporcionam limpeza suave e podem ser usados tanto por crianças quanto por adultos. Feitos com óleos e manteigas naturais, são recomendados para todos os tipos de pele, pois limpam sem ressecá-la. Eles são mais cremosos, realizando uma profunda nutrição.

Esse tipo de sabonete previne alergias, dermatites, psoríase e outras irritações que os bebês podem sofrer por causa da pele sensível. Além disso, possuem fragrâncias muito agradáveis, com “cheiro de natureza”.

4. Óleos corporais

Eles oferecem uma proteção extra para o bebê. São muito hidratantes, evitando o ressecamento da pele sensível e prevenindo dermatites e irritações. Podem ser de vários tipos, como o de calêndula, coco, amêndoas, entre outros.

5. Cremes dentais

A flora bucal dos bebês e das crianças pequenas é bem delicada, afinal, os dentes de leite nascendo deixam a mucosa bucal bastante sensível. Os cremes dentais naturais são mais suaves e não causam irritação.

Eles não contêm flúor. Nesse caso, as cáries e a placa bacteriana são prevenidas por meio de substâncias como o óleo de amêndoas e a castanha-do-pará. Em sua composição, não existe nenhum elemento que ofereça risco, em caso de ingestão.

Além disso, tem gosto agradável, que as crianças adoram, ajudando no incentivo da escovação bucal desde cedo.

As principais fabricantes desses produtos naturais para bebês no Brasil são a Weleda e a Vyvedas. Porém, existem diversas marcas de produtos veganos ou orgânicos para todas as idades. Antes de comprar, é importante ter certeza de que o cosmético é 100% natural e observar como as crianças reagem a ele.

Gostou de ler sobre produtos naturais para os bebês? Quer receber os melhores conteúdos sobre moda infantil e cuidados com as crianças? Então assine a nossa newsletter!