Ao comprar uma peça de roupa para o seu filho, você olha o material de que ela é feita? Como você lava e guarda essas peças? Esses detalhes podem fazer toda a diferença quando o assunto é roupa infantil de crianças alérgicas.

Pensando na necessidade do cuidado com o que seu filho veste, principalmente para assegurar o bem-estar dele, nós separamos algumas dicas para você ficar atenta na hora de escolher as peças que ele usará. Confira!

1. Entenda o que é a alergia

Quando uma pessoa tem qualquer alergia, isso significa que ela possui uma sensibilidade aumentada para determinadas substâncias. Existem vários tipos de reações alérgicas, elas podem se manifestar na pele, causar problemas respiratórios, gastrointestinais, irritações nos olhos, entre outras coisas.

No momento em que a criança é identificada com uma alergia, você precisa conhecer quais são as substâncias a que ela é sensível. Ao entender esse processo, ficará muito mais fácil tomar todos os cuidados para evitar que as alergias atrapalhem o dia a dia do seu filho. Isso inclui ficar atenta na hora de escolher as peças de roupas dele.

2. Prefira roupas de algodão

As roupas feitas de algodão são as mais indicadas para crianças alérgicas. As peças produzidas com lã acumulam mais ácaros. Esse seres minúsculos e invisíveis a olho nu podem causar muito estrago em caso de doenças respiratórias.

Além das peças de lã, os lugares onde os ácaros mais se acumulam são no colchão, travesseiros e bichinhos de pelúcia. Para prevenir a proliferação deles no colchão e travesseiros, use capas impermeáveis, que podem ser feitas de napa ou corino, por exemplo.

3. Mantenha o guarda-roupa sempre limpo e arejado

Umidade, mofo e poeira são grandes aliados dos ácaros. Peças guardadas por muito tempo em locais fechados são perfeitas para eles. Por isso, é importante reservar um tempo, pelo menos de 15 em 15 dias, para retirar todas as roupas do armário e limpá-lo.

4. Lave as roupas guardadas há muito tempo

Como já explicamos, os ácaros tendem a se proliferar em ambientes fechados, e, mesmo limpando o guarda-roupa periodicamente, roupas guardadas há muito tempo podem apresentar um risco. Um exemplo são as peças de inverno, como os casacos mais pesados. Eles ficam guardados na maior parte do ano, acumulando poeira e ácaros, e por isso é essencial lavar as roupas antes de que o seu filho as vista.

5. Use produtos hipoalergênicos

Uma criança alérgica pode ter reações a algumas substâncias químicas utilizadas no sabão e amaciantes. Para evitar isso, procure produtos hipoalergênicos, que são produzidos pensando nas necessidades de uma pessoa alérgica. Essa dica vale também para cuidados com produtos de higiene pessoal, como sabonete, xampu e condicionador.

6. Não exagere nos cuidados

Com todas essas dicas, você vai perceber que, aos poucos, se tornará mais fácil, para toda a família e para a criança, conviver com as alergias.

Lembre-se, porém, de não exagerar nos cuidados, pois uma criança alérgica pode e deve aproveitar a infância como qualquer outra criança da sua idade. Não é porque o seu filho tem alguma alergia que ele não pode brincar ao ar livre, na terra, etc. Pelo contrário, esse contato é importante para ele.

O que você achou do nosso post sobre cuidados com a roupa infantil de crianças alérgicas? Quer conhecer mais dicas como essas? Assine a nossa newsletter!