A alfabetização é um dos períodos mais importantes do desenvolvimento de uma criança e você que está ensinando a ler sabe que essa tarefa está longe de ser das mais fáceis. Para obter melhores resultados, o ideal é que os pais trabalhem de forma conjunta com a escola, tornando a aprendizagem mais fácil para os filhos.

Se você está ensinando a ler e quer algumas dicas para melhorar seu trabalho, este é o post certo! Continue a leitura e confira!

1. Estimule de forma natural

O estímulo dos pais é fundamental e faz com que a criança desenvolva a habilidade de ler de forma mais leve. No entanto, é muito importante que isso aconteça sem que ela se sinta pressionada.

Algumas alternativas interessantes são deixar bilhetinhos pela casa para que a criança leia, incentivar a leitura de placas na rua ou ainda envolver alguma brincadeira, o que é importante e traz ótimos resultados.

2. Dê livros ilustrados e com pouco texto

Convenhamos, uma criança que você está ensinando a ler ainda não gosta de livros com textos compridos e sem imagens. Para fazer com que ela leia de forma eficiente, dê um livro que tenha fases mais curtas e um vocabulário mais simples.

Assim ela vai se sentir atraída por esse tipo de atividade e ainda vai acelerar a aprendizagem. E tem mais: também vai aprender sobre a estrutura do texto, outro ponto muito importante.

3. Explore programas educativos

O desenvolvimento da tecnologia representa uma oportunidade e tanto para estimular os pequenos a ler! Para isso, conte com a ajuda de programas na TV e na Internet e de vídeos que estejam de acordo com a idade deles.

Escolha programas infantis que estimulem a alfabetização, trabalhando o som das sílabas, a formação de palavras e outros itens relacionados à leitura. Lembre-se de que seu filho ainda está na infância, então é importante que aprenda enquanto se diverte.

4. Dê o exemplo: uma dica muito importante para quem está ensinando a ler

Se você quer que seu filho leia, é fundamental que você faça isso também. Portanto, leia na frente dele, deixe que ele perceba como esse momento é importante e mostre que você é uma pessoa mais atualizada por ter esse hábito.

5. Evite comparações

Se você está ensinando a ler é fundamental entender que as pessoas são diferentes. Isso significa que cada uma tem seu próprio tempo, além de maneiras e habilidades diferentes. Assim, evite falar que um coleguinha já está lendo um livro inteiro ou que seu filho está indo devagar.

Além de não ser agradável, isso pode fazer com que ele crie resistência em relação à leitura, pois percebe que não consegue se desenvolver como os outros. Entenda que o processo de alfabetização é diferente para cada um e isso deve ser respeitado! 

6. Seja um parceiro do professor

Os pais devem ter um papel ativo na alfabetização de seu filho, mantendo-se sempre em contato com o professor, de forma a solucionar possíveis dúvidas e a ajudar a criança a superar as dificuldades. Desse modo, ela vai alcançar os objetivos propostos com mais facilidade. 

Agora que você já conhece as melhores dicas para quem está ensinando a ler, não deixe de colocá-las em prática! Conhece outra dica importante que não citamos aqui? Deixe seu comentário e conte para a gente!