Quando se trata dos cuidados com as crianças, muitos pais se veem diante de uma série de dúvidas: como definir limites sem autoritarismo, como garantir o bem-estar dos filhos e como evitar imprevistos que afetem o crescimento e a saúde deles?

Foi pensando nisso que preparamos este post para ajudá-lo com essas questões e proporcionar mais qualidade de vida para os pequenos. Acompanhe!

1. Rotina de sono

Estabelecer uma rotina de sono para as crianças pode parecer uma tarefa difícil, mas acredite: é fundamental. Afinal, descansar adequadamente garante não apenas que elas estejam cheias de energia para um novo dia, como também que o desenvolvimento delas ocorra sem interferências.

O motivo disso é que durante o sono é liberado o hormônio do crescimento, também conhecido como GH. Portanto, crie uma rotina diária na qual seus filhos tenham hora para dormir e acordar.

Além disso, deixe o quarto deles mais confortável (com pouca luminosidade, roupa de cama macia e temperatura agradável), evite refeições pesadas à noite e procure não servir bebidas com cafeína antes de elas se deitarem.

2. Hábitos alimentares

Já que falamos sobre refeições, então que tal aproveitar nosso segundo tópico sobre cuidados com as crianças e tratar sobre hábitos alimentares? Isso porque, assim como o sono, a alimentação também desempenha um papel importante no desenvolvimento infantil, especialmente quanto ao muscular, ósseo e neurológico.

Quando bem administrada, ela garante o reforço necessário ao sistema imunológico dos pequenos e evita o aparecimento de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão. Por essa razão, reduza o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar e sódio.

No lugar, procure deixar o café da manhã, o almoço e jantar mais equilibrados. Como? Com a presença de frutas, hortaliças, tubérculos, grãos, cereais etc. Para estimular o apetite dos seus filhos, você pode chamá-los para cozinhar consigo, apresentar os pratos coloridos e com formas divertidas ou levá-los para fazer a feira ao seu lado.

3. Cuidados com as crianças no verão

Já na estação mais quente do ano, por sua vez, é necessário ficar atento às temperaturas e ao conforto das crianças. A razão disso é que quando o clima está muito seco e o calor elevado, elas ficam mais suscetíveis à fadiga, à desidratação, às dores de cabeça e, em casos mais graves, aos desmaios ocasionados pela insolação.

Para evitar isso, é fundamental hidratá-las bem, com águas, sucos e chás, e vesti-las adequadamente com roupas leves, como vestidos, saias, bermudas e camisetas, para que o corpo possa transpirar sem dificuldade — peças com fibras orgânicas, como o algodão, são ideias para o verão, por exemplo.

4. Tecnologia

Por fim, não podemos deixar de fora a tecnologia quando o assunto são os cuidados com as crianças, não é verdade? Isso porque elas convivem e fazem uso de aparelhos como computadores e smartphones cada vez mais cedo.

Porém, é importante dosar o acesso a eles para não afetar a capacidade de socialização dos seus filhos ou, pior, o desempenho escolar. Portanto, não instale televisão e video game no quarto dos pequenos, apenas na sala. Além disso, condicione o uso desses itens somente após a conclusão dos estudos e deveres de casa e não mais do que duas horas por dia.

Gostou de ler mais sobre os cuidados com as crianças? Então não deixe de adotá-los na sua rotina e garantir mais saúde, bem-estar e proteção aos seus filhos! Aproveite também e assine já a nossa newsletter para outras sugestões sobre o universo infantil!