Você sabia que a alfabetização é uma das fases mais importantes na vida de uma criança? É um processo que desperta a criatividade do pequeno, contribui para que ele compreenda com mais facilidade a relação entre sons e letras e, além disso, é uma forma de incentivá-lo a ser um leitor ativo no futuro. Ficou interessada? Então continue a leitura e saiba mais sobre a alfabetização infantil!

Quais são os melhores livros para a alfabetização infantil?

Existem milhares de livros infantis disponíveis em livrarias ou na internet. No entanto, as escolhas devem ser cuidadosas, pois enquanto alguns possuem um bom conteúdo e são ótimas opções para as crianças, outros podem fazer apologia à violência, por exemplo.

Como toda leitura possui uma forte influência no processo de alfabetização, os pais devem ler para os filhos e, quando os mesmos já souberem ler, é importante que sejam selecionados livros que tenham uma boa sinopse e que tenham sido escritos por bons autores.

Com base nisso, vamos mostrar aqui 3 incríveis sugestões, com histórias fascinantes e importante para o desenvolvimento de seu filho, em diferentes idades. Vamos lá?

1. “Livro de Histórias”

De Georgie Adams, esse é um livro indicado especialmente para as crianças de 0 a 3 anos. A obra traz 8 histórias que despertam os mais diferentes sentimentos na criança, destacando a amizade e o companheirismo e estimulando-a a superar a timidez, a desenvolver o senso crítico e a ter o seu próprio ponto de vista.

Algumas das histórias são bem conhecidas e provavelmente também fizeram parte da sua infância, como “Chapeuzinho Vermelho”, “Cachinhos Dourados e os três ursos”, “Os três porquinhos” e “João e o pé de feijão”.

As outras são um pouco menos conhecidas, mas tão graciosas quanto as que foram citadas. São elas: “A princesa de verdade”, “Os duendes e o sapateiro”, “O homem-bolo” e “Os três bodes da montanha”.

2. “Por favor, obrigado, desculpe”

Indicado para as crianças de 4 a 6 anos, o livro dos grandes autores Becky Bloom e Pascal Biet mostra como aprender boas maneiras de uma forma leve e divertida. São transmitidas várias lições, dentre as quais estão a importância de se respeitar pessoas de mais idade e também os colegas da mesma faixa etária e a forma ideal de se comportar em um jantar.

A história toda se passa junto a um hipopótamo bem simpático chamado Dudu, que acredita que as palavras mágicas — por favor, obrigado e desculpe — são capazes de resolver qualquer problema. Contudo, é importante mencionar que, embora sejam termos essenciais, as boas maneiras não se resumem a isso, não é? Assim, seu paciente amigo Leopoldo, vai, com o tempo, dando algumas aulas de bom comportamento para Dudu.

3. “Menina bonita do laço de fita”

Da autora brasileira Ana Maria Machado, esse livro conta a fascinante história de um coelhinho de pelos brancos que sonha em ser como uma bonita menina de pele negra e de laço de fita. Ao longo de toda a obra, o coelho busca maneiras de alcançar seu objetivo e pensa em se casar para ter uma filha como a menina.

A obra é indicada para crianças de 7 a 9 anos, que estão começando a desenvolver a escrita de acordo com as regras da Língua Portuguesa e que, ao mesmo tempo, não dispensam as imagens para auxiliar no entendimento das histórias.

Agora que você viu como os livros são importantes e influentes na alfabetização infantil, não perca tempo e selecione várias opções para o seu pequeno, incentivando, desde sempre, a leitura. 

Gostou do nosso artigo sobre os livros indicados na fase da alfabetização infantil? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras informações relevantes para utilizar na vida de seus filhos! Até a próxima!