Você deve saber que o mês de junho é regado de tradicionais comemorações, não é? Popularmente chamados de “arraiás”, são eventos que agradam a todos — em especial aos pequenos, devido à grande quantidade de guloseimas típicas, músicas, danças e brincadeiras.

Assim, para que seu filho possa aproveitar ao máximo essa época, é importante prestar atenção em alguns detalhes, como a escolha das roupas infantis de festa junina. Quer saber qual o melhor traje para seu filho? Então continue a leitura!

Como escolher roupas infantis de festa junina?

As festas juninas são eventos multiculturais que acontecem em cada cantinho do Brasil. São sinônimos de muita diversão, alegria e brincadeiras e, por esse motivo, uma boa oportunidade para as crianças aproveitarem.

Com base nisso, vamos apresentar aqui neste post 5 dicas na hora de escolher as roupas para essas festividades, que também são bem típicas e merecem uma atenção especial para que o seu filho entre no clima. Vamos lá?

1. Escolha peças coloridas, estampadas ou em xadrez

As roupas típicas dessas festividades são bem coloridas e, por isso, a ideia é que você escolha peças que sejam divertidas, de estampas variadas — flores, bolinhas, desenhos ou xadrez.

Para as meninas, prefira os vestidos bem rodadinhos, com babados e mangas bufantes. Já os meninos podem usar camisas do estilo social, mas com estampas bem vivas e divertidas, acompanhadas de uma calça de tecido. Vale mencionar que esse é um período de diversão, então as peças devem passar essa ideia.

2. Utilize chitas e retalhos

Para os vestidos das meninas, dê preferência para o tecido chita, bem típico dessa época. É uma opção barata e, geralmente, com estampas alegres, floridas e vívidas.

Para os meninos, a ideia é pegar retalhos ou recortes aleatórios e pregar nas vestimentas — em geral, nas calças. Faça isso de maneira que tudo fique bem caipira, como se realmente fossem peças remendadas.

3. Aproveite os chapéus de palha

Tanto para meninos quanto para meninas, os chapéus de palha são incríveis acessórios que complementam todo o look. Existem vários modelos, contudo escolha aquele que encaixe na cabeça da criança sem machucar.

Você ainda pode optar por chapéus diferenciados ou personalizá-los em sua própria casa, colocando fitas coloridas, laços e ainda pequenas tranças feitas com cabelos falsos. Fica megadivertido!

4. Faça penteados e pinturas

Festas juninas pedem por penteados mais elaborados e bem tradicionais. Trancinhas e maria-chiquinhas complementam o visual perfeitamente. Finalize com fitinhas de cetim nas mesmas cores do vestido.

Outra sugestão é fazer as típicas pinturas no rosto: um falso bigodinho feito com tinta facial ou lápis de olho nos meninos e uma bochecha bem rosinha e com pintinhas para as meninas.

5. Prefira roupas quentinhas

Por fim, é aconselhável que as roupas sejam mais quentes. Isso porque o período de junho/julho costuma ser frio e você precisa proteger os seus pequenos das baixas temperaturas do inverno. Prefira peças de mangas longas, calças para os meninos e, para as meninas, meias-calças de lã por baixo dos vestidos.

É importante também que os sapatos sejam bem fechados, como sapatilhas e botas, e que haja sempre um agasalho ou um moletom em mãos, evitando resfriados e permitindo um evento mais divertido.

Agora que você sabe incríveis dicas para escolher as roupas infantis de festa junina, não perca tempo e arrume já as peças para o seu filho. Lembre-se de que essa é uma maneira de entrar no clima das brincadeiras, festividades e comidas típicas da época. Aproveite!

Gostou do artigo de hoje? Então nos siga nas redes sociais — Facebook e Instagram — e continue por dentro de outros assuntos para te auxiliar nas escolhas das vestimentas de seu pequeno!