A chegada de um bebê sempre é rodeada de muita emoção, expectativas e, claro, diversos preparativos. Especialmente em casa, já que os pais buscam realizar diversas alterações tanto na decoração quanto na estrutura do imóvel para que o lar fique o mais adequado possível para o filho.

Foi pensando nesse assunto que preparamos este post especial com algumas dicas de como preparar a casa corretamente, visando o máximo de conforto, segurança e praticidade para essa nova etapa na sua vida. Acompanhe!

Evite exageros no mobiliário e no uso de acessórios

Decorar o quarto para a chegada de um bebê é uma das fases mais esperadas durante a gestação, pois é quando você pensa em cada detalhe do cantinho que vai acolher o seu filho.

Contudo, é preciso ter o máximo de moderação para não cometer exageros e transformar a acomodação do recém-nascido em um verdadeiro entulho de móveis e itens decorativos. Afinal, além de diminuir a área de circulação e a ventilação do local — deixando o ambiente abafado e apertado —, isso impacta até mesmo a limpeza do recinto.

Por isso, lembre-se que mobiliário do quarto deve ser composto, basicamente, do berço, da poltrona de amamentação, de um trocador e de uma cômoda para as roupinhas do bebê. Itens a mais vão apenas ocupar um espaço que deve ser mantido livre.

Além disso, evite incluir tapetes (principalmente os felpudos) e cortinas de tecido, pois são acessórios que acumulam poeira e ácaros, podendo causar alergias.

Atente-se aos revestimentos do quarto da criança

Outra dica importante para preparar a casa antes da chegada de um bebê é atentar-se para os revestimentos do quarto dele. Afinal, é possível que você queira dar uma nova cara à decoração e mudar tanto a pintura quanto o piso.

Portanto, caso resolva alterar ambos, faça isso com antecedência mínima de 4 meses antes da data prevista para o parto, pois no último trimestre não é indicado para as futuras mamães que elas se estressem ou preocupem com assuntos desse tipo.

Ao escolher o piso, por exemplo, opte por modelos antiderrapantes para evitar quedas e escorregamentos. Já para a pintura, escolha tintas que sejam atóxicas e também antibactérias e antimofo. Dessa forma, além de um resultado final esteticamente agradável, você conserva o cômodo livre de fungos e bactérias que podem afetar a saúde do bebê.

Instale itens de segurança para a chegada de um bebê

Embora leve alguns meses para o neném começar a engatinhar — e mais tempo ainda para que ele ande —, é fundamental se antecipar a esse período e garantir que toda a residência está corretamente adaptada para oferecer o máximo de segurança ao seu filho desde a chegada dele. Por isso, instale os seguintes itens:

  • telas de proteção em janelas e redes de proteção em varandas;
  • protetores nas tomadas que estão a uma distância de 45 cm do piso;
  • travas nas portas dos armários da cozinha e da dispensa, especialmente onde estão os produtos de limpeza;
  • grade de segurança para escadas.

Mantenha a limpeza da casa sempre em dia

Por fim, redobre os cuidados com a higienização de cada ambiente da sua casa, especialmente o quarto do bebê. Isso porque o sistema imunológico do recém-nascido ainda não está completamente desenvolvido e expô-lo a locais com acúmulo de poeira, mofo, umidade e sujeira pode prejudicar o bem-estar do pequeno.

Para isso, é de extrema importância que você estabeleça uma rotina de limpeza que seja seguida por todos e que inclua algumas regras simples não apenas para o lar, mas também para os acessórios que ele usa no dia a dia.

Algumas delas são: evitar o uso de vassouras, pois elas espalham a poeira pelo ar; trocar os itens de berço, como lençóis e fronhas, a cada 3 dias e substituí-los por peças limpas; passar o aspirador de pó na poltrona de amamentação semanalmente para retirar pó e resíduos; sempre esterilizar mamadeiras, chupetas e outros objetos que o neném leva à boca etc.

Seguindo as nossas dicas, o seu lar estará muito mais adequado para oferecer segurança, conforto e comodidade para a chegada de um bebê. Se você tiver outras sugestões para compartilhar conosco, não se esqueça de deixar o seu comentário!