Um dos momentos marcantes dos primeiros anos de vida do bebê é o seu batizado. Afinal, além da escolha dos padrinhos, ele também marca a entrada da criança para a vida cristã. Por causa disso, o batizado é cheio de detalhes especiais que merecem toda a atenção dos pais, como por exemplo, a decisão de qual roupa de batizado é melhor para o bebê.  

Pensando nisso, separamos várias dicas que vão tirar todas as suas dúvidas sobre essa decisão tão importante. Sempre pensando na beleza e o conforto do bebê, é claro. Vamos lá?

Bem-estar deve vir em primeiro lugar

Para garantir o bem-estar do bebê, é muito importante ter atenção quanto ao tecido da peça, horário da cerimônia e estação do ano. A decisão errada pode causar alergia ou até mesmo deixar o pequeno com frio, já pensou nisso?

Portanto, para garantir o aconchego, os tecidos mais usados na confecção da roupa de batizado são o fustão, cambraia e outros derivados do algodão. Também é essencial estar atenta à estação do ano e o horário marcado antes de escolher o tecido. Se estiver calor, as peças leves são ideais, já no inverno as peças mais grossas são uma boa pedida.

Afinal, branco é a cor mais apropriada?

Para o batizado, não é obrigatória o uso da cor branca. Todavia, por ter tantos significados especiais – como pureza e paz – ela é a favorita. Por isso, se você quer investir em tons diferentes e ao mesmo tempo não larga mão do branco, procure por tons off white.

E se o evento for noturno? Bem, nada impede que a peça escolhida possua alguns detalhes com brilho ou em outras cores. Apenas lembre-se de que os detalhes devem ser sutis, para que a roupa não chame mais atenção que o homenageado da ocasião: o seu bebê!

Estilos mais comuns da roupa de batizado

Mandrião

Quando se fala em roupa para batizado, o mandrião logo vem à cabeça por ser uma escolha tradicional para crianças com até um ano de idade. A peça também é conhecida como “camisola de batismo” e trata-se de um vestido longo que envolve o bebê. Por causa disso, pode ser usado tanto por meninos quanto meninas. A única diferença é que as peças femininas possuem vários detalhes, como babados e laços.

Roupa social

Nem sempre é possível realizar o batismo antes do primeiro ano da criança. Nestes casos, a melhor decisão são as roupas sociais. Vestidos para meninas, e um conjunto de calça e camisa para os meninos são escolhas acertadas.

A roupa social, por sua vez, permite que você acrescente acessórios. Uma meia calça branca no caso das meninas e uma gravata infantil para os meninos. Só não se esqueça de manter a mesma tonalidade em todas as peças!

Qual é o melhor jeito de conservar a roupa de batizado?

Além de guardar a roupa como recordação, muitas pessoas passam a roupa de batizado como herança familiar. Por isso, é muito importante ser cautelosa na hora da lavagem e do armazenamento da peça. Por isso, prefira sempre a lavagem à mão, que é mais delicada, e respeite as instruções de limpeza da etiqueta.

Outro cuidado importante é guardar a peça dentro de uma fronha azul em vez do saquinho plástico. Isso ajuda a evitar o amarelamento e as manchas comuns às roupas brancas, além da proliferação de fungos.

Depois de todas essas dicas sobre como escolher a roupa de batizado, vai ser muito mais fácil encontrar a peça perfeita para o bebê. Na hora da escolha, apenas não se esqueça: o conforto deve vir em primeiro lugar!

Gostou das dicas sobre escolher a roupa de batizado? Assine a nossa newsletter ao lado direito e fique por dentro de todas as nossas novidades!