O esporte é muito importante para a saúde e o bem-estar das crianças. Quando elas se exercitam, aprendem a ser mais disciplinadas, socializam com maior facilidade e têm a coordenação motora estimulada. Porém, é essencial que você, mamãe, fique atenta na hora de escolher calçado e roupa infantil ideal para esportes, pois o vestuário incorreto pode prejudicar o desempenho, as habilidades e afetar até mesmo a saúde do seu filho.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas valiosas para escolher as melhores roupas esportivas para o seu filho com sabedoria. Confira!

O que avaliar na hora de comprar um tênis

Antes de pesquisar modelos de tênis para seu filho, leve-o ao ortopedista para saber qual tipo de pisada ele tem. Ela pode ser neutra, pronada ou supinada. Somente por meio da consulta será possível identificar qual o tipo da criança e qual o modelo de tênis indicado para ela. Assim, você evita lesões no tornozelo, coluna e joelhos. Feito isso, é hora de passar para os amortecedores.

Se a criança participar de esportes em que ela esteja em constante movimento, é indispensável que o tênis conte com um sistema de amortecimento para absorver os impactos, evitando que eles sejam transferidos para a coluna ou os joelhos do seu filho.

Outra dica fundamental é não se deixar levar apenas pela aparência do calçado, pois uma escolha errada pode causar inúmeros problemas e afetar a estabilidade durante a prática de exercícios. A criança sobrecarrega os pés quando usa um tênis inadequado ou apertado demais, acarretando lesões e causando bolhas.

A importância da transpiração na escolha do calçado e roupa infantil ideal para esportes

A atividade física requer um vestuário específico para adultos e, principalmente, para crianças. Ao correr, pular, dançar, lutar ou se exercitar, o nosso corpo transpira, perdendo água e sais minerais. Então é muito importante que os pequenos usem roupas leves e frescas, para não bloquear a saída do suor e interferir nesse processo. Tecidos como poliéster, helanca e outros de origem sintética podem até ser confortáveis, mas não deixam o calor do corpo ser liberado.

Por isso, escolha sempre peças de algodão, seda e viscose, que são fibras naturais. Elas absorvem o suor e permitem que o ar circule. O mesmo vale para as meias, caso seu filho transpire mais pelos pés: assim você evita o chulé e mantém os pezinhos dele sempre secos. Já ao comprar o calçado esportivo, verifique o cabedal, se é de malha ou sintético, e as costuras internas, pois esses fatores influenciam na transpiração do pé.

Mobilidade e conforto no vestuário

O uso de roupa inadequada não se restringe apenas à transpiração. É comum que pais e mães comprem roupas para a prática de esportes, especialmente uniformes, que ficam apertadas nas crianças. Isso pode ser bastante perigoso, pois prejudica a circulação sanguínea e, ainda, pode dificultar a passagem de ar pelo corpo. Resultado: os pequenos estarão transpirando, mas não inspirando corretamente.

Além disso, pode ocasionar ausência de concentração, falta de ar e até desmaios, em casos mais graves. Invista em roupas adequadas para a prática de esportes e que priorizem o conforto e a mobilidade do seu filho.

Realizar atividade física, seja ao ar livre ou não, é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, estimulando o trabalho em equipe e a interação com outras crianças. Porém, a escolha errada na hora de comprar calçado e roupa infantil ideal para esportes pode ocasionar lesões muito sérias, além de problemas de desempenho.

Invista no melhor para essa garotada tão importante em nossas vidas e saiba como deixá-los sempre bem-vestidos e confortáveis assinando a nossa newsletter!