Os dias ensolarados e com altas temperaturas pedem por cuidados a mais, como chapéu, protetor solar e consumo de alimentos leves. Há ainda um detalhe que, embora seja muito importante, costuma ser esquecido: os óculos de sol para uma criança.

Nos passeios do final de semana — sobretudo durante as férias, que coincidem com o período do verão —, os óculos de sol se tornam indispensáveis. Eles são uma maneira de proteger os olhos dos intensos raios ultravioletas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post:

A importância dos óculos de sol para uma criança

Os óculos de sol são uma forma de auxiliar a saúde dos olhos e de evitar problemas graves, como a perda da visão central e, em casos mais graves, doenças como a ceratite. Isso acontece porque o sol causa alterações na retina de forma crônica, o que pode evoluir e causar uma degeneração macular senil.

O uso do acessório é indicado para crianças acima de 3 anos, e a sua escolha deve levar alguns fatores em consideração, pois o modelo errado gera danos à saúde. Confira agora algumas dicas:

Como escolher o modelo ideal

Garanta lentes com proteção

Garanta que as lentes dos óculos da criança tenha 100% de proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB). Tenha certeza disso e, se possível, exija um certificado de filtro anti-UV do fabricante ou faça um teste de fotometria para medir o nível de bloqueio solar. Algumas óticas oferecem esse serviço.

Priorize o conforto e a qualidade

Os óculos confortáveis são os mais indicados. Existem boas opções no mercado que possuem elástico no lugar da perna. Veja se o acessório não vai causar incômodos, como apertar a cabeça ou machucar o nariz.

Além disso, prefira as lentes de maior qualidade, como o policarbonato, que é inquebrável. Lembre-se: priorize sempre o conforto e a segurança da criança.

Compre em um lugar seguro

Nada de comprar os óculos de sol em camelôs ou feirinhas. Compre-os em óticas de qualidade ou em lugares nos quais você confia. Só assim será possível garantir a eficácia do produto.

Vale mencionar que os óculos de má qualidade distorcem imagens, alteram a luminosidade e prejudicam o desenvolvimento da visão.

Deixe a criança participar da escolha

Não adianta de nada escolher um acessório e o pequeno não usar, certo? Por isso, permita que a ele faça parte da escolha. Pré-selecione algumas opções confortáveis e com proteção e deixe que a criança tome a decisão.

Utilize outros acessórios

Os óculos de sol são uma maneira de auxiliar na proteção contra os raios solares. No entanto, é válido que conciliar outros acessórios, como chapéus e roupas confortáveis para uma proteção ainda maior. E não se esqueça do filtro solar!

Aprendeu a escolher os óculos de sol para uma criança? São cuidados simples, mas que devem ser levados em consideração para garantir a proteção.

Você curtiu este post? Lembrou-se de outros cuidados necessários em dias quentes? Então deixe um comentário e compartilhe as suas ideias conosco!