Por ser uma fase de descobrimentos, aprendizados e intensa curiosidade, os pais sempre procuram a melhor forma de promover o estímulo à leitura durante a alfabetização. Afinal, o hábito de ler tem um impacto direto sobre o crescimento e desenvolvimento das crianças.

Isso acontece porque ele potencializa os aspectos lúdico e crítico na infância, maximiza a criatividade e amplia a capacidade argumentativa que reverbera, inclusive, no desempenho escolar dos seus filhos. Por essa razão é um trabalho constante na criação e educação dos pequenos.

Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas que vão ajudar você nessa missão. Acompanhe!

Estimule a leitura em conjunto

Para começar, é importante que haja um estímulo à leitura em conjunto para os seus filhos. Isso porque essa prática é bastante eficiente em desenvolver a dicção, aumentar o vocabulário e incitar o hábito de ler nos pequenos. Você pode, por exemplo, pedir que duas crianças leiam um livro alternando as páginas. Enquanto as pares ficam com uma, as ímpares ficam com a outra.

Além disso, você pode aproveitar os momentos antes de colocá-las para dormir para ler uma história com um livro infantil que conte com textos mais curtos. Assim, você lê um parágrafo e os menores se dividem para ler os seguintes.

Encoraje atividades diárias que envolvam a leitura

Outra dica para o estímulo à leitura é fazer dela algo frequente na rotina dos seus filhos para que o contato deles com os livros e afins seja contínuo e crescente.

Para isso, aproveite algumas atividades diárias, sejam elas exclusivas dos pequenos ou que envolvam toda a família — como o momento das brincadeiras ou a hora de fazer uma receita para o almoço do final de semana —, em que as crianças leiam trechos ou até mesmo algumas páginas para se divertirem ou descobrirem alguma nova informação.

Instigue a curiosidade das crianças

A curiosidade é uma excelente força motora para impulsionar as crianças a lerem e, principalmente, desenvolvem o hábito da leitura. Por isso, ela precisa ser alimentada diariamente por você. E ao contrário do que muitos pais acreditam, essa tarefa é bem mais simples do que se imagina.

Quando os seus filhos tiverem dúvidas sobre algum tema, por exemplo, além de explicá-las, mostre aos menores que eles podem descobrir muitas outras curiosidades acerca do assunto nas páginas do livro “X”. Assim, o interesse deles é aguçado e, certamente, eles vão descobrir (e ter contato com) uma fonte de conhecimento infinita.

Seja um exemplo de amor aos livros

Por fim, é importante que você seja um exemplo dentro de casa que estimule o amor pelos livros. Isto é, que as crianças cresçam em um ambiente no qual os pais têm o hábito de ler diariamente não apenas livros, mas também jornais, revistas, almanaques etc.

Afinal, os pequenos costumam se espelhar nos seus progenitores para imitar seus comportamentos e costumes. Logo, ao verem que os pais gostam e se interessam em ler diariamente, isso será um grande incentivo para que elas descubram e se encantem por esse universo único que a leitura proporciona.

Como você viu, o estímulo à leitura é um processo fundamental durante a alfabetização, que potencializa o crescimento e desenvolvimento das crianças. Por isso, é indispensável que você incite esse hábito e ofereça os meios necessários para que ele seja contínuo.

Se você gostou de saber mais sobre o assunto, não deixe de assinar a nossa newsletter para outras dicas e sugestões sobre a educação e criação dos seus filhos!