A literatura infantil é um mundo cheio de encantos que emocionam, inspiram, divertem e intrigam. Os livros e suas histórias são indispensáveis para uma criança e oferecem um crescimento cheio de vida e imaginação. O melhor é que existem vários tipos e estilos, desde os mais básicos até aqueles com uma literatura mais abrangente.

Fato é que o incentivo da leitura é uma maneira de levar mais vida e alegria ao pequeno. Em meio tantas opções, a grande dúvida dos pais é “qual livro escolher para cada idade?”. Pensando nisso, no post de hoje listamos algumas dicas de literatura infantil, de acordo com a faixa etária, para que você e seu filho aproveitem ainda mais essa atividade juntos! Confira:

Até os 2 anos

Livros grandes, com desenhos e simples traços são as melhores opções para os pequeninos. Nessa etapa, é importante que você leia para a criança da maneira mais teatral possível, além, claro, de deixar que ela manuseie o livro também.

Um exemplo é a obra Cocô no Trono, de Benoit Charlat, que conta, fantasiosamente, a realidade animal. O livro possui comentários engraçados sobre fezes e um fim educativo que mostra um pintinho que vai até o vaso sozinho para fazer as suas necessidades.

A partir de 2 anos

Ilustrações infantis surpreendentes, animais e princípios educativos são boas opções para os pequenos acima de 2 anos.

Bem-te-vi, de Lalau, é um livro regado com jogos de rimas e um mundo familiar às crianças; Quem canta seus males espanta, de Teodora Maria, contem cantigas, adivinhas e parlendas tradicionais; Oh!, de Josse Goffin, traz uma inusitada metamorfose e Livro de histórias, de Geogie Adams, conta as historinhas clássicas. Esses são alguns livros excelentes para essa fase.

A partir de 4 anos

No ensino infantil as crianças ainda gostam de bonitas ilustrações para acompanhar a história e é importante manter, ainda, o intuito dos livros educativos.

Algumas dicas são Flicts, de Ziraldo, uma história emocionante de uma cor; Por favor, obrigado, desculpe, de Becky Bloom e Pascal Biet, uma história infantil de boas maneiras; a Coleção sabor e amizade, de Tatiana Belinky, que estimula a criatividade do pequeno e Bruxa, Bruxa, venha à minha festa, de Arden Druque, que conta o desejo de uma menina de ter seres fantásticos em sua festa.

A partir de 6 anos

Nessa idade a criança começa o ensino fundamental e, nesse momento, histórias informativas e interessantes são boas ideias para as crianças.

Alguns livros indicados são: A arca de Noé, de Vinícius de Moraes, uma história prazerosa e divertida; Bem Brasileirinhos, de Lalau e Laura Beatriz, que mostra poeminhas educativos sobre animais brasileiros; Reinações de Narizinho, do Monteiro Lobato, o primeiro livro desse grande autor e Os contos de Grimm, de Tatiana Belinky, um dos clássicos da literatura infantil.

A partir de 7 anos

Já no 2º ano do ensino fundamental, as crianças começam a se soltar mais e estão numa etapa mais avançada de crescimento.

Livros clássicos e com histórias mais desenvolvidas são boas pedidas, como A roupa nova do rei, de Pedro Bandeira, baseada no tradicional conto de Andersen; O gato de botas, de Charles Perraut; O casamento de Emília, do grande Monteiro Lobato e O menino Maluquinho, de Ziraldo, que conta a história de um esperto menino maluquinho bem alegre e carismático.

A partir de 8 anos

De 8 anos em diante, as crianças já são bem maiores e são capazes de absorver mais as histórias. Por esse motivo, livros como Tudo é possível, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, que deixa a mensagem de confiança nos próprios sonhos e Histórias à Brasileira, por Ana Maria Machado, que conta histórias do folclore brasileiro, são opções incríveis de leitura.

Entendeu como a literatura infantil é maravilhosa e pode levar um mundo novo e cheio de descobertas para o pequeno? Esteja sempre disposta a auxiliá-lo nas leituras e aproveite para incentivar dando o exemplo também! Acredite, essa é uma fase incrível, regada de surpreendentes histórias, que vai encantar o seu filho!

Você conhece mais alguma história surpreendente que as crianças vão amar? Deixe nos comentários e continue por dentro de outras dicas. Até mais!