Seja afilhados, sobrinhos, primos ou filhos de amigos, escolher presente para cada idade nem sempre é uma tarefa fácil.

Especialmente em datas comemorativas, onde parece ainda mais difícil se sobressair e encontrar opções que unam a versatilidade e a ludicidade na mesma medida para agradar a criançada.

Por essa razão, listamos algumas sugestões para você presentar os menores de acordo com suas faixas etárias. Acompanhe e inspire-se!

De 0 a 12 meses

Nos primeiros meses de vida as dúvidas sobre o que dar de presente são maiores, afinal, os pequenos ainda estão desenvolvendo os sentidos, suas habilidades motoras e o reconhecimento de outras pessoas, especialmente o visual.

E é justamente aí que entra uma opção utilitária e prática de mimo: as roupas. Dessa forma, você ajuda a complementar o guarda-roupa da criança e, de quebra, agrada os pais dela, pois eles sempre vão prezar pelo conforto e comodidade do vestuário infantil nessa fase.

Uma boa sugestão é apostar em peças coloridas e com visual alegre, como bodies e macacões.

De 1 a 3 anos

A partir do primeiro ano as crianças começam a engatinhar e, em seguida, dar os primeiros passos em um exercício constante para aprenderem a andar.

Nessa etapa tão importante a ajuda de um bom calçado é essencial para garantir não apenas a segurança dos seus pés, mas dar firmeza nos seus passos e auxiliar no seu equilíbrio.

Portanto, você pode se informar a respeito da numeração do menor e comprar um tênis para ele, por exemplo. Mas se preferir surpreendê-lo com um brinquedo, tenha em mente que nessa faixa etária a energia está no auge e nunca acaba.

Portanto, é interessante pensar em opções que permitam a movimentação e que sejam sempre de plástico para garantir sua segurança e bem-estar. Blocos de montar, carros para passageiro, cavalinho e instrumentos musicais são excelentes opções.

De 4 a 8 anos

Nesta fase o desenvolvimento dos recursos cognitivos, perceptivos, sociais e motores estão no seu auge. Justamente por isso vale a pena presentear a criança com brinquedos educativos que estimulem seus sentidos e seu desempenho físico.

Isso porque eles incitam a interatividade e a sociabilidade da criança com outras da sua idade contribuindo, assim, para a cooperação de atividades em duplas e grupos e o fim da timidez.

Além disso, são capazes de auxiliar os menores a assimilar informações, pois acentuam a capacidade de memorização e de expressão, complementando o aprendizado de matérias como o português, a matemática e as ciências.

Alguns exemplos são: quebra-cabeças, jogo de fantoches, kit de massa de modelar, kit para construir etc. Dessa forma você incentiva o aspecto lúdico ao mesmo tempo em que proporcionar o desenvolvimento tátil e o fortalecimento dos ossos.

Como você viu, não faltam opções de presentes para cada idade. Por isso, aproveite nossas dicas e escolha aquele que agradará tanto ao pequeno quanto aos pais dele!

Gostou das nossas sugestões ao longo do texto? Então não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outras dicas exclusivas sobre o universo infantil!