O estilo provençal de decoração caiu nas graças das mamães e papais e não é para menos: cada objeto é um charme à parte! Os itens nesse estilo são versáteis e podem ser opção de decoração de quartos de bebês de ambos os sexos, com detalhes muito delicados que deixam o quartinho muito aconchegante e confortável.

Mas você sabia que o grande segredo deste estilo é que ele foi criado para os menos abastados se igualarem aos mais abastados? Pois é! Essa tendência, que surgiu por meio do improviso, virou algo nobre e muito cobiçado.

Continue lendo e saiba mais!

De onde vem o estilo provençal

A decoração provençal surgiu em Provença, uma cidade no sul da França, por volta dos séculos XVI e XVII, daí a origem do nome deste estilo. Os camponeses da região sentiam a necessidade de se igualar à corte francesa — que, por sinal, era bem distante dali.

Era costume entre as pessoas mais abastadas da época ter móveis e objetos de decoração em estilo rococó (peças decoradas e trabalhadas, feitas em metal). Então, surge a ideia dos menos abastados de tentar criar algo próximo a este estilo dos nobres, visto que era muito caro produzir peças de metal.

A ideia era reproduzir em madeira os mesmos detalhes e entalhes. No entanto, como as madeiras de má qualidade proporcionam um acabamento bem inferior, deixando os móveis feios, eles criaram artifícios para transformar a peça e deixá-la mais bonita. Nasce, assim, o estilo provençal!

Características deste estilo

Se a ideia era ter móveis como os da realeza, então eles precisam ter um acabamento adequado. Com isso, foi criado o gesso crê, uma mistura clara de cola e gesso que, quando aplicada nas peças em madeira, cobria suas imperfeições, deixando os móveis com um acabamento mais estiloso e na cor branca.

Acontece que, com tempo, esse acabamento se desgastava e a peça ganhava ares de envelhecida, algo muito atual e que combina muito bem com a decoração para quarto de bebê. Você certamente já viu móveis com essa característica por aí, não é mesmo?

O sucesso do provençal e como aplicar

Aposte no estilo para meninos e meninas

Com o passar do tempo, o desgaste nas peças foi ganhando mais status e virou sinônimo de elegância e bom gosto. E o melhor de tudo é que a cor branca dos móveis e adornos é bem fácil de combinar e, misturada às cores mais claras e tons pastel, chama a atenção dos decoradores e deixa o quarto versátil tanto para meninos como para meninas.

Mescle o provençal ao estilo do seu pequeno

Uma das características que mais encanta nos quartos provençais é a possibilidade de deixá-los personalizados. E cada decoração se torna exclusiva para o bebê que vai habitar aquele cantinho. Por isso, aposte em estampas leves, como as florais ou de listras. Com a predominância dos tons branco e pastel, não há como errar!

Não se esqueça de usar objetos na decoração

Os objetos são capazes de aumentar ainda mais o charme do estilo provençal. Você pode investir em tapetes, almofadas e quadros estampados para complementar a decoração, ou usar essas opções apenas como um toque deste estilo. Cadeiras e lustres também se encaixam perfeitamente nesse tipo de decoração, então não abra mão deles!

Use papel de parede para facilitar a decoração

Se você acha que para aplicar o estilo provençal ao quartinho do seu bebê será necessário fazer uma reforma no quarto ou gastar rios de dinheiro, aí vai a boa notícia: se você já tem as paredes nos tons que deseja, basta aplicar o papel de parede com a estampa que você quer e comprar ou adaptar os móveis e objetos do quarto. Com certeza, o resultado será lindo!

E então, papai e mamãe, o que vocês acharam deste estilo? Vão querer aplicá-lo no quartinho do seu pequeno? E se querem continuar aprendendo mais aqui no blog, não deixem de ler também o nosso post com 4 tendências de moda infantil antiga que continuam em alta!