A chegada do segundo filho pode ser mais fácil em muitos sentidos. Você já está mais acostumada com várias coisas, não se desespera a cada choro do bebê e já sabe como amamentar. Além disso, você também conhece os desafios que cuidar de uma criança pode trazer.

Ainda assim, terá que lidar com uma novidade: a reação do filho mais velho. A chegada do bebê pode fazer com que ele fique enciumado e até mesmo se sinta sem lugar. Saiba como lidar com essa situação lendo o post de hoje:

1. Trabalhe a chegada do bebê desde cedo

O diálogo é o grande segredo para tornar a situação mais simples e leve. Então, desde quando descobrir a gravidez (ou se possível até antes), desenvolva uma conversa clara com seu primogênito.

Conte para ele que, em breve, terá que lidar com a chegada do bebê e explique que um irmãozinho vai ser um motivo de muitas alegrias. Mostre que os pais vão amar os dois e que a família vai ficar mais feliz e completa dessa maneira. 

Acredite: esse primeiro passo é essencial e faz com que seu filho se habitue à ideia com mais naturalidade.

2. Demonstre o quanto seu filho é amado

A chegada do bebê suga as atenções, o que é natural, já que um recém-nascido demanda muitos cuidados. Ainda assim, tenha em mente que é preciso continuar demonstrando todo seu carinho pelo primeiro filho.

Essa é uma maneira de fazer com que ele continue como parte da sua atenção, sendo integrado ao novo momento da família, e entenda que os pais ainda o amam muito.

3. Incentive a participação

Para tornar o momento de chegada do bebê ainda mais agradável, você pode estimular que seu filho mais velho participe e ajude. Faça com que ele se sinta parte do processo cuidando do irmãozinho e ajudando no banho, na hora de pegar água e em outras tarefas que sejam possíveis para a idade dele. 

Essa é uma maneira de unir ainda mais a família e fazer com que seu primogênito se sinta parte das boas-vindas ao bebê.

4. Dedique um tempo só para o seu filho mais velho

As crianças costumam sentir muito a falta da mãe, então, é fundamental que você separe um tempo e o dedique apenas ao seu primeiro filho. Vocês podem sair para brincar, ir ao cinema, ou fazer qualquer outra atividade de que ele goste.

Essa é uma maneira de demonstrar cuidado e diminuir um pouco as crises de ciúmes. Além disso, assim, você consegue fazer com que seu filho mais velho fique ainda mais consciente do quanto é querido.

5. Celebre a vida das crianças

Tenha sempre em mente que seu primogênito precisará de atenção nesse momento de preparação para a chegada do novo bebê. Então, além de comemorar a vinda do novo irmãozinho, celebre sempre a vida do seu filho mais velho!

Mostre como ele é importante, pois, assim, a criança vai se sentir ainda mais especial e terá certeza de que o seu amor por ela é tão grande quanto o que você sente pelo recém-nascido.

Agora que você já sabe como preparar seu filho mais velho para a chegada do bebê, não deixe de colocar os cuidados em prática. Assim, o momento ficará ainda mais especial e será mais fácil para seus pequenos se tornarem amigos e companheiros.

E você, conhece outra alternativa que possa ajudar nessa fase? Compartilhe seu comentário no espaço abaixo e ajude outras mamães também!