Você está arrumando as crianças para sair, vai até o guarda-roupa e, ao tirar uma peça, percebe que ela está mofada. Nada mais chato do que isso, não é mesmo? Mas calma, não se preocupe! Hoje vamos ensinar sobre como tirar manchas de mofo das roupas e se livrar desse problema de uma vez por todas.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o bolor surge em ambientes escuros, úmidos e com pouca circulação de ar. Se as roupas das crianças estão apresentando manchas, isso significa que elas podem estar sendo guardadas antes de secar corretamente, ou que o armário está retendo umidade.

O ideal é que você seque bem as roupas, seja colocando sob o sol no varal ou em um lugar arejado e só as guarde quando estiverem totalmente enxutas. Além disso, ventile semanalmente os quartos que possuem guarda-roupas, cômodas e afins. O mesmo vale para o cesto de peças usadas. Nada de acumular muitos itens neste estado por um longo período de tempo. 

Se você já está enfrentado o bolor, deve tirar essas manchas o quanto antes, pois o mofo corrói o tecido, causa odores desagradáveis e pode provocar reações alérgicas e irritações na pele dos seus filhos. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para lhe auxiliar nessa tarefa. Confira!

1. Lave a roupa com vinagre

O vinagre branco de álcool não serve apenas para temperar sua comida, sabia? Ele pode ser uma excelente arma no combate ao mofo e ao odor produzido por ele. Para usá-lo, é muito simples: coloque uma xícara de vinagre para cada litro de água em um recipiente.

Depois, é só deixar as roupas manchadas de molho nessa solução. Após esse processo, você pode lavar as peças como costuma fazer. Mas se elas tiverem manchas muito impregnadas é importante que você esfregue cada uma até que a sujeira solte do tecido. Se necessário, repita o processo até que as manchas desapareçam.

2. Use bicarbonato de sódio

Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio é um daqueles produtos de cozinha que possuem mil e uma utilidades. Você pode acrescentar um copo cheio dele a um balde de água com sabão e deixar os itens de molho durante a noite.

Por ter um efeito desodorizador e potencializador do detergente, ele limpará sua roupa e, de quebra, ainda clareará as peças brancas.

3. Aplique limão para tirar manchas de mofo das roupas

Um método bastante eficaz para retirar as manchas de mofo, especialmente em tecidos de algodão e poliéster, é a mistura de suco de limão com uma colher de chá de sal.

Basta que você aplique diretamente sobre o bolor e deixe agir. A mistura vai absorver a mancha. Depois é só lavar a roupa normalmente.

4. Deixe a roupa de molho na água sanitária

Outra solução viável é deixar as peças mofadas de molho por uma ou duas horas numa mistura de um litro de água e uma xícara de água sanitária.

Mas cuidado! Esse procedimento não é indicado para peças coloridas, pois elas podem manchar ou desbotar devido à ação do cloro.

Não perca tempo e ponha nossas dicas de como tirar manchas de mofo das roupas em prática imediatamente, evitando, assim, que esse problema se alastre. A saúde e o bem-estar das crianças agradecem!

Aproveite e compartilhe este texto com as suas amigas mamães nas redes sociais e alerte-as sobre a importância de prevenir o surgimento do bolor!