Eles estão presentes nos smartfones do mundo todo, e cada vez mais fazem parte da nossa comunicação diária. Originários do Japão, os emojis vieram para ficar, conquistaram pessoas de todas as idades e chegaram ao cinema, com Emoji, O Filme. Nele, conhecemos a história de Gene, um emoji que nasceu com um bug que o permite trocar de rosto por meio de um filtro especial — diferentemente dos outros, que só possuem uma expressão imutável.

Determinado a se tornar um emoji normal, Gene embarca numa aventura pelos aplicativos mais populares do mundo, junto com seus amigos da cidade de Textópolis — lugar onde vivem e trabalham todos os emojis com o sonho de serem usados nos textos das pessoas.

Com o grande sucesso nas telinhas e telonas, fica sempre a curiosidade: qual é o significado dos emojis? Pensando nisso, fizemos este post, para ajudar você a resolver esse enigma. Confira!

O grito

Um dos emojis mais utilizados para expressar horror ou espanto, o grito foi inspirado no quadro do pintor norueguês Edvard Munch — a obra, do século XIX, ganhou uma homenagem mais de 100 anos depois. O emoji existe desde 2010 e, em algumas versões, aparece com um fantasma saindo da boca do personagem. O que será que o pintor acharia de ver sua obra no bolso de milhões de pessoas mundo afora?

As coelhinhas

Nos animes japoneses, é comum ter personagens humanos com características animais, os kemonomimi. Mulheres com orelhas de coelho também podem representar sensualidade — você, provavelmente, já viu o símbolo das coelhinhas atrelado a uma famosa revista. Nas redes sociais, porém, esse emoji é mais utilizado para expressar alegria ou diversão entre amigas.

Os 3 macacos

Baseados em uma escultura feita no século XVII, em um templo xintoísta, os 3 macacos ilustram um provérbio japonês, que, em tradução livre, significa “não ver o mal, não ouvir o mal e não falar o mal”.

Hoje em dia, os 3 estão presentes nos smartfones das pessoas ao redor do mundo e são utilizados com os mais variados significados, entre eles: o que tapa a boca é para dizer que se pretende guardar um segredo, o que tapa os olhos pode significar acanhamento ou que a pessoa viu algo que não deveria e o que tapa os ouvidos, que alguém recebe algo que não queria ouvir.

Fezes

Por incrível que pareça, na cultura japonesa, esse emoji é um símbolo de sorte. Ele está presente nos smartfones e é utilizado para fazer piada — quando alguém fez algo muito errado ou, até mesmo, quando quer sinalizar que está no banheiro! Embora possa remeter a algo desagradável, ganhou a simpatia de todos.

High five ou prece

É frequentemente usado para expressar uma prece ou reza, quando a pessoa deseja algo, e também como high five — quando duas pessoas tocam a palma das mãos no alto comemorando algo. Originalmente, na cultura japonesa, esse símbolo significa agradecimento ou pedido de desculpas.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre os significados e origens dos emojis? Agora, quando você for utilizá-los em suas redes sociais ou assistir ao filme, terá uma informação a mais para compartilhar.

Se você curtiu nosso texto sobre Emoji, O Filme e quer continuar por dentro dos significados do cinema voltado para o público infantil, confira nosso post com 5 lições valiosas nos filmes da Disney.