Fotografar crianças não é um desafio fácil, sabemos disso. Mas não queremos perder os melhores momentos dos nossos filhos. Eles estão crescendo rápido e, por isso, cada dia deve ser registrado com muito carinho.

Mesmo que elas não parem nunca e, muitas vezes, não gostem de posar para fotos, pensamos em algumas maneiras que podem ajudar você a decidir a melhor forma e local para clicar os seus pequenos. São dicas para garantir um ensaio fotográfico digno de álbum!

Se interessou pelo assunto? Deixe a câmera à mão e siga as nossas cinco dicas!

1. Fotografar crianças com o disparo contínuo

A nossa primeira dica é, certamente, a que mais vai facilitar a sua vida. Como sabemos que as crianças não param de se mexer e se entediam muito rápido, ligar o disparo contínuo de sua câmera pode ser a solução perfeita para capturar aquele momento singular. É possível que muitas fotos não fiquem boas o bastante, mas se apenas uma tiver conseguido captar aquela expressão fofa, já vale a pena, você não acha?

2. Procurar pela melhor iluminação

A luz do dia é a melhor iluminação para fazer qualquer foto. Em casa, uma janela que não esteja batendo luz direta do sol pode ser o local perfeito para focar o rostinho de seu filho. Aproveite e faça vários cliques!

Mas, e se a criança não gosta de fazer poses, o que fazer? Que tal levá-la para um ambiente mais divertido? Aposte no parquinho do bairro, que ajuda a tirar a tensão da criança e, ainda, compõe o cenário. Suas fotos vão ficar mais espontâneas e coloridas.

3. Ficar na mesma altura da criança

Para que suas fotos tenham ainda mais aquele ar de fotógrafo profissional, é importante manter a câmera na linha do olhar da criança. Nesse momento, vai ser preciso agachar, deitar, ajoelhar, enfim, o que for necessário para manter-se nesta altura. Seguindo essa regrinha básica, as fotos ficarão com bastante equilíbrio e sem distorções.

4. Deixar a criança à vontade

Para garantir a qualidade de suas fotos, é preciso paciência e vontade de clicar todos os passos do seu filho. Para imagens ainda melhores, recomenda-se deixar a criança brincando e ir clicando os seus movimentos, sempre de olho no enquadramento. Vale usar os brinquedos dela, assim como interagir com ela, inventando brincadeiras diferentes. 

5. Definir uma cartela de cores

Tão importante quanto o cenário e a disposição do seu filho são as cores que aparecerão na foto. Se for tirar fotos das crianças na praia, por exemplo, por que não explorar o tema navy? Há também a possibilidade de explorar as cores do verão. Tendo isso em mente, as fotos ficarão como as de um profissional!

Seguindo as nossas dicas e com muito boa vontade, fotografar crianças vai deixando de ser uma tarefa tão difícil. Explore os ambientes de sua casa, os passeios no parque ou na praça e as férias dos pequenos. Busque a melhor iluminação e torne esses momentos ainda mais especiais.

Quer receber mais conteúdos como este? Então que tal assinar a nossa newsletter e recebê-los em primeira mão?