Quando se trata da diversão dos pequenos em frente ao computador muitos pais ficam receosos em relação ao que seus filhos assistem. Afinal, as grandes plataformas de vídeo contam com uma enorme gama de produtores e nem sempre é fácil achar canais de Youtube para crianças que tenham, de fato, uma produção voltada a essa faixa etária e que trabalhe com a ludicidade e a educação na medida certa.

Foi pensando nisso e em ajudar você pai ou mãe, a oferecer entretenimento de qualidade para os pequenos, que nós montamos uma lista com cinco canais imperdíveis com temática infantil. Curioso em saber quais são? Então confira a seguir!

1. Galinha Pintadinha

Para começar nossa lista de canais de Youtube para crianças, temos nada menos, nada mais, do que o da Galinha Pintadinha. Sim, aquele famoso desenho brasileiro, produzido por Marcos Luporini e Juliano Prado, que se popularizou nos últimos anos e virou o xodó de milhares de crianças.

Com episódios lúdicos e totalmente musicais disponibilizados no canal, os menores podem se divertir com os gráficos coloridos e cantar, em conjunto com eles, diversas cantigas infantis, como:

  • o sapo não lava o pé;

  • pintinho amarelinho;

  • a baratinha;
  • atirei o pau no gato;

  • dona aranha;

  • ciranda cirandinha;

  • sambalelê; e

  • sapo cururu.

Enquanto se entretêm vendo os vídeos, seus filhos treinam a leitura com as legendas de cada canção que aparecem na tela e exploram as habilidades motoras, uma vez que tanto a Galinha Pintadinha quanto os amigos dela convidam eles a dançarem, pularem e reproduzirem os passos de cada clipe.

Mas não acaba aí, visto que além do conteúdo que já citamos, há extras produzidos para datas comemorativas, como o Natal, o São João e o Dia dos Pais, e produções exclusivas retiradas dos DVDs já lançados da trupe.

2. Telmo e Tula

Se a Galinha Pintadinha entretém com musicais, Telmo e Tula trazem para o Youtube o divertido (e saboroso) mundo da culinária. Isso porque o desenho, produzido pela Motion Pictures, simula um canal de receitas versão mirim que traz dicas de biscoitos, bolos, cookies, salada de frutas, crepes e muito mais para a garotada fazer em casa.

A cada vídeo, os dois irmãos trazem um novo delicioso prato que não leva muitos ingredientes e é bastante simples de se preparar. Para isso, estimula a participação dos pais na atividade gastronômica, o que ajuda a aumentar e fortalecer os laços familiares.

Em paralelo, eles mostram de maneira didática e leve, a importância de se alimentar bem, envolvendo os benefícios para a saúde, e incluir frutas e legumes nas refeições, sejam elas o café da manhã ou jantar.

Além disso, os mini chefes de cozinha contam um pouco da história dos alimentos e de como eles são plantados e colhidos, em qual época do ano isso ocorre e ainda ensinam maneiras diferentes de consumi-los ao longo da semana.

3. Pocoyo

Outro exemplo entre os canais de Youtube para crianças é o Pocoyo, administrado pelo grupo Granada International  detentora dos direitos , que retrata as aventuras de um pequeno garoto, que dá o nome à série animada, e os seus fantásticos amigos animais (um elefante rosa, um cachorro e um pato).

Com mais de 100 episódios disponibilizados na íntegra, as crianças se divertem em frente ao computador enquanto os personagens se aventuram por um mundo imaginário repleto de curiosidades, formas e muitas cores que mantém todos atentos.

O enredo da animação é bastante simples e cativante, o que permite os menores não apenas se identificarem com as histórias, mas principalmente compartilharem das descobertas que são feitas, como o que é um parque de diversões, o que significa o Halloween, as diferenças entre os esportes e quais são os instrumentos musicais.

4. Manual do Mundo

Entrando nos canais produzidos e apresentados por pessoas, temos o Manual do Mundo, que tem a proposta de aliar entretenimento com educação em vídeos semanais que, justamente por esse diferencial, encanta e diverte pela variedade de conteúdos que são abordados, como:

  • receitas (bolo, pipoca, ovo da Páscoa etc);

  • tira-dúvidas de conhecimentos gerais;

  • desafios matemáticos;

  • experiências científicas; e

  • curiosidades sobre como são feitas as coisas.

Comandado pelo casal Iberê Thenório e Mari Fulfaro, um jornalista e uma terapeuta, o canal ainda conta com inúmeras ilustrações e objetos reais para ensinar diversos macetes que ajudam os pequenos a compreender melhor o conteúdo escolar e resolver questões que envolvam raciocínio crítico.

Uma curiosidade do canal é que mesmo com a participação especial de youtubers e convidados, o tempo de duração da grande maioria dos vídeos gira em torno de cinco a seis minutos, justamente para deixá-los mais leve, didáticos e, principalmente, dinâmicos.

5. Papo de Biólogo

Para finalizar nossa lista, temos o Papo de Biólogo. Mas não se deixe enganar: apesar do nome, a produção do canal não é focada em termos acadêmicos nem possui uma apresentação mais sisuda.

Ao contrário, com uma linguagem simples e bastante didática, o divertido biólogo Vinicius Ferreira traz um conteúdo repleto de curiosidades para os pequenos (e também adultos) que são apaixonados pela natureza.

Produzindo e apresentando todos os vídeos, ele traz desde bichos dos quais cuida na própria casa, como corujas e porquinhos-da-índia, até aqueles que vivem em florestas, como jacarés, cobras, lagartos gigantes, boto-cor-de-rosa etc.

Isso ocorre por meio de séries que acompanham as viagens dele à Amazônia e ao Pantanal, passeios em zoológicos, visitas às tribos indígenas e apresentações de sítios de outros biólogos.

Em meio a tudo isso, ele ensina às crianças a importância do amor e respeito aos animais, desperta a paixão pela ciência e ainda dá diversas dicas de cuidados, higiene e alimentação para quem deseja ter um animalzinho em casa.

Como você viu, não faltam canais de Youtube para crianças com conteúdo de qualidade que não apenas entretém e distrai, mas que vão além e estimulam o aprendizado infantil e o interesse pela ciência, português, matemática e demais matérias escolares. Por isso, não deixe de conferi-los e se inscrever em todos eles! Aproveite e assine a nossa newsletter para outras dicas e sugestões para o lazer das crianças!