A gestação de gêmeos é um desafio por si só: a gravidez pode ser de risco, a barriga pode ficar enorme e muitas vezes é preciso ficar de repouso absoluto. Quando finalmente os bebês nascem, o trabalho é dobrado (ou triplicado, quadruplicado…). Ser mãe de uma criança já é complicado, mas ser mãe de gêmeos, então, é um grande desafio. 

Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para ajudar as mamães ou futuras mamães de gêmeos a aproveitarem a primeira infância dos pequenos.

Organização é tudo

Como você deve imaginar, a rotina de cuidados com gêmeos vai exigir ainda mais organização do que se fosse com apenas um bebê. Porém, saiba que é possível e não exige nenhum esforço conseguir cuidar dos pequenos. Você vai precisar de ajuda e um bom planejamento apenas. 

Hora do sono

Por exemplo, tenha horários para o banho e a hora do sono. Se você pratica amamentação de livre demanda, use esse tempo para descansar (dentro do possível). É importante também dormir junto com os bebês sempre que tiver uma oportunidade. 

Alguns gêmeos podem revezar no horário de dormir, por isso, é importante que você estabeleça rotinas que ajudem a sincronizar o sono deles. Manter o ambiente com luz baixa e dar banhos mornos relaxantes pode ajudar a acalmar os ânimos dos gêmeos e ajudar a mamãe a ter um minuto para si. 

Cuidado com planejamento

É importante lembrar que ter uma rotina organizada não significa cumprir todos os horários e tarefas à risca. Nem sempre será possível fazer tudo (talvez nunca seja) do jeito que você gostaria, ainda mais sendo duas crianças.

Em alguns dias você pode gastar muito tempo apenas vestindo os pequenos, em outros, pode ser que pule uma refeição porque eles mamaram demais antes. Tenha um bom planejamento, mas não seja rígida demais consigo mesma. Aproveite o tempo que você tem com seus bebês para curtir e amá-los. 

Conte com equipamentos e ferramentas

Bom, sabe aquela última novidade em cadeirinhas ou roupinhas super práticas para facilitar o dia a dia das mães? Ou então utensílios que ajudam a esterilizar mamadeiras, copinhos, chupetas e o que mais for necessário? Eles podem salvar um bom tempo da sua vida! 

Para cuidar de gêmeos, toda ajuda conta, incluindo a da tecnologia! Use músicas calmantes, brinquedos interativos, máquinas para preparar alimentos, esterilizar, lavar roupas… tudo o que for para ajudar é bem-vindo!

Tenha alguém para ajudar

Essa é uma máxima para qualquer mãe de bebê! Ter alguém com quem dividir as tarefas dos pequenos é essencial. No caso dos gêmeos, talvez a ajuda de apenas uma pessoa seja pouco, por isso, é bom criar uma rede de familiares e amigos que tenham disponibilidade para cuidar das crianças enquanto você faz outras coisas. 

De qualquer forma, tenha uma pessoa (pode ser o seu cônjuge ou familiar mais próximo) que esteja sempre com você ajudando nos cuidados dos pequenos. Essa pessoa será essencial para acalmar as crianças nos momentos de choro, para alimentá-los, dar banho e dormir. 

Apesar de não ser fácil cuidar de gêmeos, lembre-se de que a ligação entre esses irmãos é única e que a companhia de um amigo para brincar e aprender os ajudará. E, acima de tudo, aproveite cada fase dos seus bebês! Talvez eles sejam parecidos, talvez não, mas com certeza vão trazer muita alegria e aprendizado para você!

Agora que você já sabe dos principais desafios e cuidados que ser mãe de gêmeos inclui, aproveite e confira as nossas dicas de como escolher a roupinha de batizado para o seu bebê!