Toda mãe sabe que, entre uma brincadeira e outra, o filho vai aparecer em casa com manchas de roupas. E quando se tratam de bebês em fase de desenvolvimento, nem mesmo o babador consegue evitar isso. E por mais carinhosas que sejam essas lembranças, toda mulher gosta de conservar os vestidos, os conjuntinhos e outras peças sempre limpas e cheirosas.

O problema é que, em alguns casos, a marca de sujeira parece resistir à lavagem, deixando qualquer mãe em estado de tensão. A boa notícia é que existem truques para solucionar esse problema, e esse post vai desvendá-los para você.

Veja a seguir como eliminar as manchas de roupas mais comuns entre as crianças:

Mancha de gordura ou óleo

Seus pequenos adoram comer batata-frita e, logo em seguida, limpam as mãos na roupa? Sem problemas! As marcas de gordura podem ser removidas com a ajuda do detergente neutro.

Aplique uma pequena quantidade do líquido em cima da mancha e esfregue suavemente. Aguarde uns 10 minutos para que o produto possa agir. Por fim, lave novamente com sabão e amaciante.

Mancha de sangue

Embora as mães façam de tudo para proteger seus filhos, é comum que eles se machuquem e apareçam em casa com a roupa suja de sangue.

Nesse caso, não espere a mancha secar. Assim que possível, esfregue um sabonete branco com um pouco de água na área afetada. Não é preciso molhar a peça toda.

Repita o procedimento até a marca desaparecer. Na sequência, lave a peça normalmente.

Mancha de roupa encardida

Depois de um dia de muita agitação, que blusa ou bermuda infantil não fica encardida? Para deixá-la cheirosa novamente, coloque a roupa de molho seguindo os procedimentos abaixo:

  1. encha um balde com água morna;
  2. acrescente 1 xícara de sabão em pó;
  3. coloque uma xícara de álcool líquido;
  4. adicione 2 medidas de alvejante sem cloro (destinado às roupas coloridas);
  5. misture bem todos os produtos.

Deixe a roupa submersa por aproximadamente 6 horas e, em seguida, lave normalmente.

Mancha de caneta

Caso o seu pequeno artista faça desenhos até mesmo nas roupas, basta colocá-las de molho na água e sabão. Na hora de esfregar, aplique uma solução caseira feita com leite e vinagre bem no local da mancha. Repita o procedimento até retirar as marcas.

Mancha de graxa

Se o seu filho gosta de brincar na rua, você sabe que a mancha de graxa é uma das mais resistentes. Para se livrar delas, aplique manteiga ou margarina na área afetada, com a peça ainda seca. Esfregue com a ajuda de uma escovinha e depois lave a roupa normalmente.

Mancha de catchup

Dê um fim ao rastro deixado pelo catchup em 30 minutos. Basta colocar as peças de molho em uma bacia que contenha água fria, 1/2 colher (chá) de detergente líquido neutro e 1 colher (sopa) de vinagre branco. Passada a meia-hora, enxague a roupa e prossiga na lavagem normal.

Mancha de chocolate

Para dar fim aos vestígios de chocolate devorados numa festinha de criança, aplique sobre a mancha uma solução composta por 1 colher (sopa) de sabão em pó e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio, dissolvidas em um pouco de água. Deixe a solução agir por 10 minutos e, em seguida, esfregue até a sujeira sair. Depois, é só lavar como de costume.

Um recado importante: seja qual for a mancha, não deixe de conferir os símbolos de lavagem nas etiquetas das peças. Eles dão orientações quanto aos procedimentos corretos para lavar, secar e passar.

No mais, esperamos que esses truques sejam úteis e que você consiga remover todas as manchas de roupas dos seus filhotes.

E se quiser receber mais dicas como essa, siga os nossos perfis nas redes sociais e receba dicas em primeira mão!