Nos dias atuais, a utilização de maquiagem para crianças é um assunto polêmico e amplamente discutido. Desde sempre, os pequenos gostam de imitar os mais velhos. Hoje, entretanto, o interesse dos pequenos mudou substancialmente: o foco agora não é somente se parecer com os adultos, mas principalmente ficar mais bonito e até mesmo maquiar as bonecas.

E mais: as crianças querem escolher sua própria maquiagem, de forma que usar eventualmente, durante uma brincadeira, as “pinturas” da mamãe ou da tia já não é mais suficiente. Com o crescente interesse do público infantil, surgem produtos especialmente direcionados para atender às demandas das crianças. Mas até que ponto essas maquiagens devem ser utilizadas? E são produtos seguros?

O objetivo deste post é tratar exatamente desse dilema. Se você tem filhos pequenos e tem interesse em saber mais sobre o tema, continue a leitura!

Afinal, criança pode usar maquiagem?

Embora a discussão envolva diferentes opiniões, a maquiagem pode sim ser utilizada nas crianças. Entretanto, os produtos destinados ao público infantil têm que ser bem diferentes daqueles usados pelos adultos. Na versão para os crescidos, os produtos contém muitos corantes, conservantes e fixadores, que podem prejudicar a pele e até mesmo a saúde de uma criança.

Esses componentes químicos podem ser nocivos ao bem-estar dos pequenos exatamente porque as crianças têm a pele muito sensível e naturalmente mais seca por causa da baixa produção hormonal. Essa condição faz com que ela absorva com facilidade as substâncias.

Por outro lado, não dá para ignorar que, com sutileza, harmonia, combinação e (muita!) moderação, esses cosméticos podem dar um charme a mais às menininhas e permite que desenvolvam um estilo próprio. É possível, por exemplo, ensiná-las a se maquiar para eventos especiais e formais, sempre respeitando as características próprias do perfil infantil.

Como posso escolher os melhores produtos infantis?

Como já mencionamos, cosméticos de adultos não são indicados ao público infantil em função dos riscos que envolvem a sua utilização em crianças. Por esse motivo, ao escolher um produto, é fundamental analisar o rótulo e se certificar de que é um item destinado especialmente para crianças, com indicações de segurança específicas. Aliás, verifique com todo cuidado se tem o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Também é preciso diferenciar a função da maquiagem. Nem pense em usar artigos destinados a maquiar bonecas e outros brinquedos, pois suas substâncias podem ser extremamente nocivas à pele e, consequentemente, à saúde de uma criança.

A questão é tão séria que alguns fabricantes têm adicionado substâncias amargas às maquiagens não infantis, buscando desestimular a ingestão por parte das crianças.

Confira agora algumas orientações para que você escolha cosméticos de qualidade, capazes de deixar suas crianças ainda mais bonitas e estilosas!

1. Escolha a maquiagem adequada para a idade da criança

Ao analisar o rótulo, é imprescindível verificar para qual faixa etária a maquiagem é indicada. Busque cosméticos que sejam ideais para a idade do seu filho. Afinal, um produto pode não ser indicado para uma criança de 8 anos, mas já ser permitido para crianças de 10 anos.

2. Prefira produtos fáceis de remover

Nada de escolher cosméticos com fixadores ou qualquer outra substância desse tipo. Aqui, a ideia é optar por produtos que podem ser retirados com facilidade apenas com água corrente, evitando complicações, irritações ou até mesmo reações alérgicas provocadas pela necessidade de usar removedores.

3. Certifique-se de que é um cosmético hipoalergênico

Por fim, é imprescindível que um produto destinado ao público infantil seja hipoalergênico e atóxico. Isso significa que o cosmético terá um menor potencial de provocar reações alérgicas e, além disso, não será composto de materiais que podem causar algum tipo de intoxicação.

Agora que você já sabe que a maquiagem para crianças é segura, converse com seus filhos e, caso queiram, prefira produtos específicos, escolhidos a dedo com base nas dicas deste post. Lembre-se de que, respeitadas as limitações da idade, usar maquiagem dá um charme a mais para os pequenos, sobretudo em ocasiões especiais, quando o estilo é complementado pelo uso de  roupas bonitas, estilosas e de qualidade.

E será que você conhece algum produto infantil de confiança para indicar? Então deixe a sua dica nos comentários.