Céu azul, mar, sol, areia… Apesar de o verão ser a estação mais quente, o Brasil é um país agraciado por muitos períodos de calor durante todo o ano, tornando as roupas de banho um item indispensável no armário. Mas quando se trata dos filhos, qual é a melhor moda praia para crianças?

Independentemente do modelo escolhido, os trajes devem priorizar segurança e conforto para os pequenos. Opções inteligentes, como o tipo de tecido e modelagem, podem garantir o bem-estar da garotada sem abrir mão do estilo e beleza. Confira, abaixo, algumas dicas de moda praia para crianças e aprenda a escolher a peça perfeita para seus filhos!

Dê preferência aos tecidos sintéticos 

Os tecidos mais indicados para moda praia para crianças são os sintéticos. Isso porque eles são leves, amassam pouco, esticam, mantêm a cor por mais tempo e secam com facilidade. Entre os mais utilizados, estão o poliéster e a poliamida. Saiba mais sobre eles e confira algumas vantagens e desvantagens de cada um:

Poliéster 

Criado nos anos 50, o poliéster é a fibra sintética com maior custo-benefício entre as fibras. Algumas das vantagens do tecido são que ele não amassa, possui alta resistência à luz e alta durabilidade, seca rapidamente e tem ótima elasticidade. Em contrapartida, pode esquentar muito e desbotar facilmente quando exposto ao sol. Além disso, encolhe no calor, não absorve umidade e possui um toque áspero.

Poliamida

A poliamida foi criada nos anos 30 e é a mais nobre das fibras sintéticas. Tem como vantagens possuir alta durabilidade, ser resistente aos fungos e traças, secar rapidamente, ser um tecido leve e macio e não encolher e nem deformar. Além disso, favorece a transpiração do corpo e esquenta pouco. Já as desvantagens são: tende a reter poeira e sujeira, não absorver bem umidade, manchar com facilidade e não ser resistente a produtos químicos. 

Outro fator a ser considerado, indiferentemente do tipo de tecido escolhido para moda praia para crianças, é a absorção da umidade. Nesse ponto, a poliamida é a mais indicada, já que hoje em dia é possível encontrar opções que garantem a respirabilidade da pele, oferecendo maior conforto e segurança aos pequenos.

Atente-se aos fatores de segurança

A segurança sempre vem em primeiro lugar quando falamos dos nossos filhos. Pode até ser difícil ver riscos em um tipo de roupa, porém, alguns cuidados devem ser tomados ao escolher roupas de banho para as crianças:

  • preze por roupas com ótimo acabamento para evitar incômodos ou machucados, como detalhes que podem pinicar ou até etiquetas que irritam a pele;
  • sempre que puder, escolha roupas com tons claros, já que essas absorvem menos calor;
  • detalhes como cordões e fitas devem ser curtos, com no máximo 15 cm. Dessa forma, você evita que seu filho enrosque ou se prenda em algum lugar;
  • sempre olhe a etiqueta da roupa para garantir que a composição dela é indicada para uso infantil;
  • roupas longas demais, curtas demais ou apertadas demais podem limitar os movimentos das crianças ou fazer com que elas fiquem presas a algo ou algum lugar.

Lembrando que, além desses cuidados, é importante sempre contar com uma boia ou coletinho salva-vidas para garantir maior segurança dos pequenos em ambientes com presença de mar ou piscina.

Escolha a modelagem certa 

O tamanho apropriado da moda praia para crianças é essencial para garantir o conforto delas na hora de se divertir. Escolha modelos apropriados para a idade da criança, sem ser justa e sem ser muito folgada. Dê preferência para modelos simples, sem muitos detalhes, já que esses podem tornar a movimentação da criança mais difícil.

Fechos e regulares são melhores do que opções de amarrar, já que essas podem se soltar durante as brincadeiras. A roupa de banho também deve ser fácil de tirar, para evitar acidentes na hora de ir ao banheiro ou tomar banho. 

Não se esqueça da proteção UV

Hoje em dia, é possível encontrar opções de moda praia para crianças no mercado com proteção UV. O item foi desenvolvido na Austrália e garante a proteção de até 98% contra raios UVB e UVA. Esse tipo de moda praia para crianças é excelente para período de férias ou para quem mora perto de litorais, já que a roupa protege a criança o tempo todo.

Porém, não se esqueça de sempre aplicar o protetor solar nos pequenos, além de fazer com que utilizem bonés, chapéus e óculos. Além disso, procure levá-los para a praia ou piscina apenas nos períodos em que o sol não estiver em seu horário de pico.

Opte por estampas divertidas 

Atualmente, existe todo um mercado destinado à moda praia para crianças. Dos que preferem personagens até aos que gostam de explorar estampas diferentes, existe opções para todo mundo. Confira algumas que estão em alta:

Personagens de filmes e desenho

Quem nunca teve um personagem preferido quando era pequeno? De Peppa Pig, Hello Kitty até Homem Aranha e Ben 10, hoje em dia é fácil encontrar moda praia para crianças com diversos personagens, assim como os mais diversos adereços para combinar, como toalhas, chinelos, chapéus e óculos de sol.

Tal mãe, tal filho

Que tal combinar o modelo da sua roupa de banho com a do seu filho? Como os pequenos possuem necessidades diferentes dos adultos, vocês podem combinar no tipo de cor ou estampa, por exemplo.

Mangas, babados e estampas coloridas

As opções de moda praia para crianças com mangas são ótimas para aqueles dias em que não está tão quente, além de serem confortáveis. Já os babados são uma tendência para as roupas de praia para menina e podem ser encontrados tanto na parte de cima quanto na parte de baixo. 

As estampas coloridas, como as de bolinhas e as listras, nunca saem de moda e agradam todos os gostos.

Estampas tropicais

As estampas tropicais estão cada vez mais em evidência e a moda praia para crianças não ficaria de fora — do estilo surfistinha para os meninos até o Navy para as meninas, passando pelas estampas de frutas, que podem vestir ambos os sexos. 

Seja para menino ou menina, colorido ou mais prático, contamos com as melhores opções da moda praia para crianças para deixar o seu pequeno ainda mais estiloso sem precisar abrir mão da segurança ou do bem-estar. Não deixe de conferir!