Com uma rotina corrida, manter uma alimentação saudável para crianças pode ser um grande desafio para os pais. Especialmente, porque os pequenos têm muita dificuldade em ingerir boa parte dos alimentos, o que acaba dificultando o momento da refeição.

Pensando nisso, separamos 7 mandamentos da alimentação saudável que vão te ajudar. Depois deles, vai ser muito mais fácil conquistar o paladar e o apetite dos pequenos!

Confira:

1. Substitua a sobremesa por frutas

Trocar o doce da sobremesa por frutas é o passo principal. Fazendo isso, você evita que a criança consuma açúcar refinado e sempre peça por um doce depois de comer.

Essa é uma troca simples, mas que evita vários problemas futuros que o açúcar em excesso poderia causar, como por exemplo, diabetes. Além disso, as frutas estimulam o gosto por sabores naturais e são uma opção para adoçar o paladar com mais nutrientes.

2. Inclua verduras em todas as refeições

Quanto mais experimentarem as verduras, maiores serão as chances de os pequenos se acostumarem com os diferentes sabores. Afinal, a rejeição de algo novo e diferente é normal, mas, com o tempo, a criança se acostuma com o novo sabor.

Por isso, inclua as verduras em todas as refeições de formas variadas. Se uma criança não come cenoura, por exemplo, você pode tentar fazer um suco na hora do lanche.  

3. Varie sempre o cardápio

As crianças se entendiam facilmente e ficam muito entusiasmadas com novidades. Por isso, é fundamental evitar a repetição dos mesmos pratos e trazer comidas com diferentes texturas e preparo para a mesa (cruas, assadas, ensopadas). O importante é despertar a curiosidade com os novos sabores e evitar o tédio.  

4. Traga criatividade para o prato das crianças

Tornar a alimentação divertida é o passo-chave para conquistar de vez os pequenos. Por isso, abuse da criatividade na hora das refeições.

Vale montar pratos coloridos, com desenhos e diferentes texturas, como também enfeitar a mesa. Já pensou em fazer um arroz colorido com legumes, por exemplo? Depois disso, as crianças vão esperar ansiosamente pelo momento das refeições!

5. Não ofereça líquido com a comida

Se a criança beber líquidos antes ou durante a refeição, ela se sentirá saciada e não vai conseguir ingerir todos os alimentos e nutrientes de que realmente precisa. Além disso, em longo prazo, a ingestão de líquido junto da comida pode trazer problemas digestivos, como o refluxo.

6. Estabeleça horário e local fixos para a alimentação

Comer no chão, na hora da brincadeira, na cama ou no sofá vendo televisão: nem pensar! Como as crianças se distraem facilmente, a comida ficará em segundo plano. O ideal é escolher a mesa de jantar, especialmente se a família estiver reunida.

Além disso, ter uma rotina alimentar com um horário fixo vai facilitar o seu dia a dia e ajudar os seus filhos. Com a rotina, as crianças já sabem o que esperar e se preparam para o momento da alimentação. Às vezes, quando o horário se aproxima, elas mesmas já pedem pelos alimentos.

7. Envolva os pequenos com os alimentos

Engajar os seus filhos com a própria comida é importante para que eles compreendam a importância da alimentação.

Por isso, convide os pequenos para cozinhar e manipular os alimentos com você. Outra dica é deixar que eles sirvam a própria comida e apenas auxiliar de longe. Isso vai propiciar a sensação de autonomia de que as crianças tanto gostam.

Agradar os pequenos pode ser um desafio, mas, com todas essas dicas, vai ficar muito mais fácil cumprir os mandamentos da alimentação saudável para crianças. Por isso, não se esqueça dessas ideias para fazer o próximo banquete da sua casa. Os seus filhos vão adorar!

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