Que os tempos mudaram e a tecnologia teve um grande avanço, disso não há dúvidas. Agora, os pequenos crescem com serviços de streaming, video games cada vez mais realistas e grandiosas produções cinematográficas. Porém, o gosto pelo desenho animado para crianças não ficou pra trás!

Tanto é que são muitas as animações que apostam em um conceito educativo para ajudar no crescimento e desenvolvimento — tanto social quanto escolar — dos nossos filhos e, como não podia deixar de ser, caem no gosto da criançada!

Pensando nisso, reunimos algumas sugestões de desenhos para você conhecer e apresentar para os pequenos. Confira!

A Casa do Mickey Mouse

Para começar, há um desenho com personagens que marcaram a infância de muitos pais e, hoje, entretêm a nova geração. Trata-se da Casa do Mickey Mouse, que conta, além do próprio Mickey, com o Pateta, a Minnie, a Margarida, o Pluto e o Donald.

Lúdico e bastante musical, visto as canções recorrentes nos episódios, a animação ainda traz a interatividade como um dos pontos altos.

O motivo disso é que os personagens estão sempre conversando e fazendo perguntas às crianças, estimulando-as a falarem e desenvolverem a dicção, enquanto propõem atividades e brincadeiras.

Fora isso, os pequenos aprendem como a união, o respeito ao próximo e o desejo de ajudar o outro são importantes na vida de cada um de nós.

O Show da Luna!

Na nossa lista também há O Show da Luna!, uma produção brasileira que se destaca por ser um desenho animado para crianças com caráter educativo.

Isso porque a história gira em torno da curiosa Luna que, ao lado do irmão Júpiter e do pet de estimação, Cláudio, resolve desvendar uma série de curiosidades, como o que forma o arco-íris e porque os vagalumes piscam.

A cada episódio, as crianças têm lições de ciência de forma bastante didática e lúdica ao mesmo tempo em que aprendem a importância da amizade.

Sid, o Cientista

Outro desenho para crianças que estimula o raciocínio crítico e o interesse pela ciência é o Sid, o Cientista. Ao longo dos episódios, os seus filhos acompanham o personagem e os melhores amigos dele, o Mei, o Geraldo e a Gabriela, em verdadeiras investigações sobre o porquê das coisas. Afinal, como dizem na abertura: “hoje é dia de aprender!”.

Em meio às descobertas sobre como a tv funciona e porquê os alimentos têm cheiro, por exemplo, ainda é mostrada a importância do respeito aos adultos — no desenho, os pais e a professora de Sid —, e como ser um bom (e respeitoso) amigo.

Doki

Doki, por sua vez, apresenta aos seus filhos o simpático cachorro que dá nome ao desenho. Junto da turma de amigos inseparáveis dele, Anabella (ema), Fico (lontra), Gabi (cabra), Oto (tamanduá) e Mundi (vagalume), ele se aventura pelo mundo conhecendo novos lugares e descobrindo uma série de curiosidades.

Nas jornadas de Doki, há muitos aprendizados sobre a história e a geografia, de maneira bastante simples, além de diversos ensinamentos sobre honra, educação, respeito, família, amizade e, inclusive, cuidados com o meio ambiente.

Dora Aventureira

Por fim, não podíamos deixar de citar Dora Aventureira, que também utiliza bastante do recurso da interatividade para envolver as crianças em suas aventuras junto com seu melhor amigo, o macaco Botas.

Porém, um dos pontos altos da animação está no fato de que há personagens que aparecem na floresta e falam inglês.

Desse modo, a protagonista incentiva os pequenos a traduzirem as palavras junto com ela. Assim, são desenvolvidas tanto as habilidades fonéticas quanto a capacidade de interpretação em outro idioma. Maravilhoso, não é?

Para completar, Dora sempre mostra a importância da solidariedade, respeito e empatia não apenas com familiares e conhecidos, mas com todas as pessoas que cruzam o nosso caminho.

E então, gostou das nossas sugestões? Não deixe de apresentar cada desenho animando para crianças e, sempre que possível, acompanhar juntinho deles. Afinal, isso aumenta os laços familiares e cria ótimos momentos para interação e diálogo! 

E já que falamos de desenho neste post, confira algumas sugestões imperdíveis de fantasias para meninas!