Não apenas nas férias que se aproximam, mas também na rotina semanal, o passeio com as crianças desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento delas. Isso porque você investe em programas lúdicos, que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico e que, inclusive, facilitam o aprendizado escolar.

Além disso, você tem a oportunidade de passar mais tempo de qualidade com seus filhos, fortalecendo o diálogo e aumentando os laços familiares. Maravilhoso, não é? Foi pensando nisso que reunimos cinco dicas de lugares onde passeios são mais que bem-vindos. Confira!

1. Cinema

Como primeira sugestão de passeio com as crianças, não podíamos deixar de fora o cinema. Afinal, quem não gosta de assistir a um bom filme, não é mesmo? Por isso, vale a pena planejar uma sessão pipoca em família e levar os filhos para conferir alguma animação ou longa de aventura destinado ao público infantil.

Essa é uma atividade simples e que une entretenimento com uma boa dose de ludicidade, o que estimula a imaginação e a criatividade deles. Além disso, dependendo da produção, é possível que os pequenos tenham contato com outros idiomas, facilitando, assim, o aprendizado de uma nova língua.

2. Parque

Sabe aquele parque com playground infantil que fica perto da sua casa e, mesmo assim, você e seus filhos foram poucas vezes? Pois está na hora de rever isso e começar a aproveitá-lo!

A razão disso é que, além de ser um excelente espaço ao ar livre, que permite deixar de lado a TV e o videogame, ele é um local onde as crianças podem se exercitar, melhorar a coordenação motora e ampliar a capacidade de equilíbrio o que traz impactos positivos diretos para a saúde delas.

Fora isso, elas encontram no parque a chance perfeita para desenvolverem os aspectos sociais de convívio e interação com outros da mesma idade.

3. Museu

Outro local que não poderia ficar de fora dessa nossa seleção é o museu. E isso não é à toa, já que nele encontram-se obras de arte, relíquias valiosas e inúmeros artefatos que ajudam a contar a história e explicar o mundo.

“Mas será que os pequenos vão compreender tudo o que está exposto?”, você deve estar se perguntando. A verdade é que, cada vez mais, esses espaços culturais contam com exposições e mostras voltadas para o público infantil, nas quais o didatismo e a interatividade são os principais diferenciais.

Assim, os menores se entretém enquanto mergulham em uma verdadeira aula mista de geografia e história sobre a evolução humana, antigas civilizações, folclore e culturas de outras nações.

4. Zoológico

Zoológicos costumam ser uma atração à parte para a garotada. Afinal, ver de perto animais que até então só se conhecia pelos desenhos e livros é uma atividade pra lá de emocionante. Por serem em espaços abertos e com áreas verdes próximas, esse passeio com as crianças gera diversos frutos para o aprendizado e desenvolvimento delas.

Por exemplo, elas descobrem mais sobre a diversidade de espécies e os respectivos hábitos alimentares delas, têm um maior contato com a natureza e aprendem a respeitar e preservar a vida animal. Para completar a ida ao zoo, uma sugestão é fazer um delicioso piquenique em família seus filhos vão adorar a ideia!

5. Aquário

Além do zoológico, também dá para oferecer um programa em família que envolva as descobertas do mundo animal (e vegetal) por outra perspectiva. Isso porque os aquários trazem uma rica variedade de espécies não apenas da fauna, mas também da flora marinha.

Um passeio neles é como explorar as profundezas do mar e, simultaneamente, se sentir dentro dele, com distrações para todos os lados e até mesmo acima dos visitantes aspectos que ajudam a reforçar essa “imersão aquática”. É uma experiência única, que educa com diversas referências à ciência e diverte na medida certa.

Gostou das nossas sugestões de passeio com as crianças? Então, já sabe: planeje um cronograma com todas essas atividades e divirta-se ao lado dos seus filhos!

Se você tem outras sugestões de programas, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!