A presença de personagens é uma constante na infância de muitas famílias. Os desenhos animados fazem parte do cotidiano dos pequenos, que se entretêm com as formas e as cores vivas diariamente. Cada vez mais cedo, eles são identificados pelas crianças, que selecionam seus favoritos e adoram usar roupas com estampa de personagens.

Essa escolha de estampas decorre de diversos fatores sociais e emocionais, que fazem parte da construção da personalidade das crianças e devem ser estimuladas pelos pais. Os tópicos a seguir ajudarão a esclarecer como e porque esse gosto é tão predominante.

As estampas denotam segurança

Os personagens são um universo conhecido em um mundo de constantes descobertas. Todos os dias, as crianças aprendem algo novo e se deparam com outras facetas do mundo, se preparando para o próximo passo.

Embora seja uma etapa excitante da vida, também é uma experiência que fomenta o desejo pelo familiar. Os personagens e seus universos representam de forma muito forte o local seguro e conhecido pelos pequenos, que recorrem a eles para se confortarem do bombardeio de novidades.

Os pequenos se identificam nos personagens

As crianças se veem refletidas nos personagens e no universo lúdico criado por eles e desejam fazer parte das aventuras que vivenciam nas telinhas. As qualidades positivas são exacerbadas e transcendem o imaginário para a vida real. É muito comum que os pequenos, em suas brincadeiras de faz de conta, escolham interpretar os personagens que mais se identificam e admiram, criando assim, um senso de identidade que tem como uma das bases seus ídolos animados.

Trazer estes desenhos no vestuário infantil, além de reforçar essa identificação, traz veracidade às brincadeiras inventadas pelos pequenos, como um uniforme, é uma espécie de validação.

Os desenhos animados trazem lições valiosas

Pela sua enorme influência no desenvolvimento das novas gerações, é comum que os personagens ajam como porta-vozes das crianças e, por isso, podem ser vistos todo o tempo ministrando verdadeiras aulas de comportamento e humanidade. Por já existir uma relação de identidade com os personagens, as crianças querem estar cada vez mais parecidas com seus desenhos favoritos, e modificam seu comportamento para tal.

O controle na escolha de roupas com estampas de personagens

Crianças raramente estão no controle das situações, o que é mais que natural. Os pais determinam a hora de dormir, o que vão comer, quando vão brincar, afinal, são os seres mais aptos para isso na relação. No entanto, os pequenos já sentem a necessidade de serem independentes desde cedo e um bom momento para deixá-los exercer essa independência é na escolha do vestuário em algumas ocasiões.

O aprendizado acontece pela repetição

As crianças costumam assistir ao mesmo desenho repetidamente, pois é assim que elas absorvem as informações. Quanto menores as crianças, mais coloridas e cheias de formas as animações. Ao crescerem, o enredo se torna mais importante do que as músicas ou a variação de cores, mas o que prevalece é que eles são vistos muitas vezes e é muito natural que elas desejem ter em seu vestuário peças que remetam a essa repetição que ocorre nas telinhas. É o que podemos observar com o grande número de roupinhas e itens da Galinha Pintadinha e Peppa Pig — desenhos extremamente populares no público infantil.

Se você gostou deste post sobre roupas com estampas de personagens, aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram!