Ao longo do crescimento de uma criança é fundamental que ela passe por momentos que possam estimulá-la e proporcionar muita diversão. Essa é uma maneira de assegurar uma infância de qualidade e com muito aprendizado.

Para isso, é elementar que os pais permitam aos filhos momentos especiais, de leveza e de simplicidade, como entrar em contato com a terra para brincar e se divertir e, além disso, estabelecer uma relação com a natureza.

Nesse artigo, destacamos como o contato com a terra é importante para o desenvolvimento da criança. Você vai descobrir quais os principais benefícios que isso proporciona e quais os cuidados mais necessários. Está pronto? Então continue com a leitura! 

Afinal, por que o contato com a terra é importante?

Hoje em dia, torna-se fundamental estimular o contato entre as crianças e a natureza; haja vista, essa relação gere inúmeros benefícios na infância, especialmente durante o crescimento. Confira!

1. Valorização da natureza

Quando uma criança passa a ter contato com a terra e com animais, como pássaros, formigas e minhocas, por exemplo, ela adquire mais respeito com a diversidade ao seu redor. 

Além do mais, ela aprende a valorizar toda a natureza e cria uma relação mais próxima com o meio ambiente.

Isso é fundamental para o desenvolvimento de uma conscientização desde a base, para a importante noção de cidadania e ainda promove a compreensão da necessidade de preservar todas as formas de vida.

2. Estímulo infantil

Entrar em contato com os sons, os cheiros, as texturas e as cores da natureza gera benefícios à saúde mental, aumenta o estímulo infantil, apura os 4 sentidos  – visão, olfato, tato e audição – e proporciona a descobertas de novas percepções.

Toda essa interação também alimenta a curiosidade, a criatividade e a imaginação da criança.

Através do contato com a terra, o pequeno aprende a observar cada detalhe, a perceber as cores da natureza e a buscar o equilíbrio do meio ambiente. Isso significa que ele estará mais propenso a cuidar dessa área e mais capacitado para lidar com os desafios do futuro.

Além disso, todo o bem-estar que a criança sente naquele momento ajuda a desenvolver virtudes essenciais como a calma, o respeito, a solidariedade, a concentração e, de certa forma, a sua independência.

3. Fortalecimento do sistema imunológico

Ao contrário do que muitos pais imaginam, permitir à criança uma relação com a terra não vai gerar problemas na saúde física. 

Logo, esse contato fortalece o sistema imunológico, pois estimula a produção de anticorpos para combater infecções. Assim, o organismo da criança passa a lidar melhor com a presença de micro-organismos, germes e bactérias.

No entanto, para que tudo isso aconteça com segurança, alguns cuidados são necessários. Confira!

Quais são os cuidados necessários?

Embora toda essa relação seja benéfica à saúde de seu filho é essencial saber que a natureza também pode oferecer riscos. Logo, é preciso ter cuidado para não expor a criança ao risco de contaminação, por exemplo. 

Para evitar maiores problemas, você deve impor limites ao seu pequeno e sempre acompanhá-lo. Além disso, é imprescindível que você escolha um local limpo, um parquinho bem cuidado e adequado para a criança brincar.

Há formas de garantir mais segurança, como vestir a criança com roupas leves e confortáveispor exemplo.

E, após as atividades, antes mesmo do banho, você deve ensinar a criança a importância de higienizar as mãos. Deve-se fazer isso também antes e depois de usar o banheiro e de fazer refeições.

Além disso, fique de olho para a criança não ingerir alimentos com as mãos sujas e nem colocar a mão na boca durante as brincadeiras ao ar livre.

Planeje um dia diferente com seu filho

Saia da rotina das cidades e planeje um dia diferente em meio a natureza. Sem dúvida, os benefícios físicos e mentais serão excelentes!

Portanto, estimule seu filho a ter mais contato com a terra e a valorizar o meio ambiente. Isso é um importante legado que os pais devem deixar para as gerações futuras. Porém, faça isso de um modo saudável e seguro! 

Agora, se você gostou desse artigo, certamente seus amigos também gostarão de conhecê-lo! Que tal compartilhar com eles em suas redes sociais?