Por mais que o uso da cadeirinha de bebê no carro seja obrigatório, algumas pessoas não seguem essa lei e colocam a vida dos seus filhos em risco. É importante reiterar a necessidade do uso das cadeirinhas, uma vez que a maior parte dos acidentes de carro pode ter um impacto menor — ou mesmo nulo! — em crianças que estão protegidas pelo acessório.

Ao longo deste post, vamos explicar qual é a importância da cadeirinha de bebê no carro. Para saber mais, é só continuar lendo:

Por que usar cadeirinha de bebê no carro?

Primeiramente, é importante ressaltar que as cadeirinhas devem ser usadas em viagens de longa e de curta distância. Muitas vezes, os pais não colocam seus filhos na cadeirinha quando vão para um lugar que não seja muito longe de casa. É nessas horas que os acidentes podem acontecer, e eles poderiam ser evitados com o uso da cadeirinha.

Quando o carro está em movimento, a criança também está se movimentando na mesma velocidade do veículo. Então, se ocorrer uma parada brusca, o pequeno será jogado para frente na mesma velocidade que o automóvel andava. Como a cabeça e o tórax são as partes mais afetadas nos acidentes, a maioria dos acidentes é fatal quando a criança é arremessada para frente.

Quais são as consequências de não usar cadeirinha?

Se criança de até 10 anos não usarem cadeirinhas, além de estarem correndo risco de morte, o responsável estará sujeito a levar uma multa, uma vez que o uso do acessório é obrigatório.

Qual é a cadeirinha ideal para o meu filho?

Tão importante quanto ter uma cadeirinha, é ter o acessório adequado para o seu filho. Confira os principais modelos:

  • as cadeirinhas conchinhas são feitas para serem usadas por crianças de até 9 meses;
  • já as cadeirinhas reversíveis devem ser usadas por crianças de 9 meses até 4 anos, que pesam até 20 quilos;
  • os assentos elevatórios, por sua vez, foram feitos para crianças de até 1,45 metro de altura.

A adaptabilidade

Existem algumas cadeirinhas que podem ser adaptadas ao longo do tempo, ou seja, com o passar do tempo, você pode retirar partes do acessório para que ele se adeque às necessidades do pequeno.

Adquirir uma cadeirinha dessas pode gerar um bom custo-benefício, já que você gastará dinheiro apenas 1 vez e não precisará se preocupar em comprar outro modelo quando o seu filho crescer.

O conforto

Seu filho passará bastante tempo na cadeirinha e, muitas vezes, pode se sentir incomodado. Por esse motivo, compre uma cadeirinha que seja confortável para o seu pequeno.

Alguns modelos têm bolsos nos lados, nos quais o seu filho poderá guardar brinquedos para passar o tempo enquanto estiver no carro. Assim ele não ficará entediado.

Agora que você já sabe o quanto é importante ter uma cadeirinha de bebê no carro e qual é o tipo mais adequado para o seu caso, assine a nossa newsletter. Dessa maneira você pode receber muitas outras dicas diretamente na sua caixa de entrada!