Com a chegada do inverno, aparecem as festividades e as comidas típicas da estação. E, entre as diversas opções de quitutes, se destaca a receita de canjica. São várias as maneiras de finalizar uma canjica doce, mas a base do preparo é sempre a mesma: bem cremosa, quentinha e, claro, saborosa.

Neste post, apresentamos quais são os ingredientes necessários para uma receita básica e rápida, qual é o modo de preparo e algumas das possíveis ideias para finalizar essa sobremesa encantadora. Confira:

Ingredientes

  • 500 gramas de milho branco para canjica

  • 2 litros de água filtrada

  • 1 litro de leite

  • 1 lata de leite condensado

  • Açúcar

Modo de preparo

Pegue o milho para canjica, coloque-o em uma peneira e lave-o bem. Depois, acrescente ele na panela de pressão junto com a água e leve para cozinhar, contando 40 minutos assim que a panela começar a chiar.

Logo em seguida, espere que todo o vapor quente saia e verifique o cozimento do milho. Se estiver bem macio, retire um pouco do excesso de água (deixe apenas 2 dedos para ajudar na cremosidade) e acrescente o leite, preferencialmente quente, e toda a lata de leite condensado, voltando a panela para o fogo — mas sem tampar.

Com uma colher de pau ou de silicone, mexa e verifique o dulçor. Caso esteja pouco, acrescente açúcar até ficar de acordo com o seu gosto. Por fim, deixe que ela ferva por cerca de 15 a 30 minutos ou até que fique bem cremosa. Não se esqueça de mexer a cada 5 minutos, evitando que ela grude ou queime no fundo da panela.

Acompanhamentos

Para deixar a canjica ainda mais interessante, principalmente para as crianças, existem vários ingredientes que podem ser colocados. Algumas sugestões são:

Amendoim

No mesmo momento em que você for acrescentar o leite e o leite condensado, coloque cerca de 100 gramas (ou mais) de amendoim já torrado e triturado no liquidificador.

Se você gostar de pedaços maiores, ainda pode passar rapidamente em um processador ou colocar todos os grãos em pano de prato limpo e bem fechadinho e bater com um rolo de macarrão até ficar no tamanho desejado.

Sirva ainda quente com amendoim ou paçoca triturada.

Coco

Junto com o leite condensado, acrescente também 200 mililitros de leite de coco e 1 pacotinho de coco ralado, seja ele seco, úmido ou fresco. Espere engrossar e sirva com lascas maiores de coco fresco.

Especiarias

Com um saquinho de musselina (tecido bem fininho e que pode ser fervido), faça uma trouxinha e coloque 2 paus de canela, 4 cravos-da-índia, 2 sementes de cardamomo e 1 anis-estrelado (você pode utilizar o que mais gostar ou apenas o que tiver em casa).

Feche bem e leve para ferver junto com a canjica, passando todos os incríveis aromas das especiarias para o doce.

É possível fazer sem o saquinho, entretanto é importante prestar bastante atenção no momento de servir para a criança, já que ela pode se machucar ao morder alguma sementinha.

Finalize no momento de servir com canela em pó.

Raspas de chocolate

Por último (e talvez uma das opções mais fáceis), a receita com raspas de chocolate. Nela, você só precisa deixar um pouco de chocolate (branco, ao leite, meio amargo ou amargo) ralado e, logo que servir, colocar algumas raspinhas por cima. Ele vai derreter aos poucos com o calor da canjica e ficar delicioso!

É isso aí. Agora que você já sabe uma incrível receita de canjica e excelentes possibilidades para agregar sabor e aroma, não perca tempo e faça logo na sua casa. Converse com a família e decidam juntos qual é a melhor opção para aquecer e se deliciar no friozinho do inverno.

Compartilhe este post nas redes sociais e mostre essas opções para os seus amigos!