Você e sua família foram convidados para um casamento e você não quer deixar de levar seu filhos, mas anda quebrando a cabeça quanto a roupa ideal para eles? Temos algumas dicas imperdíveis que podem garantir que a família toda possa admirar a cerimônia e curtir a festa sem maiores problemas!

Caso 1: Cerimônia em igreja e festa formal

No caso de cerimônia em grandes igrejas, à noite e recepções em salões de festa, a formalidade é um pouco maior, certo? É interessante que você busque seguir essa mesma formalidade ao vestir seus filhos.

Para meninas

Procure vestidos abaixo do joelho, trabalhados com texturas, bordados e babados. Caso o clima do local da festa permita, aposte também em veludo, que por si só já garante certo requinte à peça. Lembre-se, tenha cuidado para não escolher algo muito desconfortável ou fácil de amassar

Evite colocar meias finas com muita transparência, elas são mais frágeis e com certeza irão rasgar ou ceder entre as brincadeiras. Cores mais escuras como vinho, esmeralda e azul marinho são bem vindas, assim como acessórios mais bem elaborados como arcos, tiaras e prendedores de cabelo em geral.

Para meninos

Calça em tom escuro é essencial. Não precisa ser necessariamente social mas é uma boa procurar peças com um corte mais slim, e garantir que elas sejam confortáveis. A camisa deve ser social de manga comprida, de tons claros, para contrastar com a calça.

Você pode escolher uma terceira peça para complementar o conjunto, como um blazer, uma gravata ou um colete, não coloque mais de uma dessas peças porque provavelmente isso vai fazer com que seu filho se sinta desconfortável.

Caso 2: Cerimônia ao ar livre e festa intermediária

Casamento diurno, locação em um sítio com casarão, uma grande área verde, e a festa no mesmo local. Parece tranquilo, certo? Sim, mas mesmo o casamento mais primaveril não perde a formalidade!

Para meninas

Em caso de tempo quente, tons claros de rosa, lilás e azul caem muito bem. Tecidos mais leves e fluidos com transparências e bordados singelos são ótimas pedidas, bem como evitar o uso de meia-calça para que a criança não transpire muito.

em caso de tempo mais frio, a meia calça mais grossa com sapato fechado é indispensável, bem como uma manta ou blusa de frio que combine com o vestido.

Para meninos

A dica das cores claras aqui também é bem vinda, bem como tons de bege e cinza. A calça não deve ser obrigatoriamente escura, e pode até mesmo ser substituída por uma bermuda, caso você for complementar o conjunto com uma gravata ou colete.

Em tempo quente você pode optar também por camisas de botão com mangas curtas, a gola dela manterá sua elegância. Enquanto isso, em tempo frio, um blazer deve fazer parte do conjunto, e ainda chapéus e boinas podem complementa-lo.

Caso 3: Cerimônia na praia e festa casual

Nesse tipo de casamento mais descontraído é que a formalidade cede espaço para a leveza, o que as crianças vão adorar! As dicas para essa ocasiões são semelhantes às do tópico anterior, mas esse caso é ainda mais flexível.

Para meninas

Vestidos de tecidos fluidos de tons claros, adornados de forma singela, são a melhor aposta. Combine-os com sandálias fáceis de tirar. Como acessórios, indicamos faixas e tiras delicadas.

Para meninos

Use e abuse de bermudas, jardineiras, suspensórios e combinações mais frescas. Um dos tons mais utilizado nos meninos também é o bege, que combinado ao branco, fica completamente em harmonia com o clima praiano. 

Dica geral: escolha roupas para crianças que as deixem ser crianças

Nossas dicas finais são sobre conforto, e valem para todas ocasiões. Escolha sempre o sapato mais confortável possível para que a criança possa brincar sem ficar dolorida.

Leve no mínimo mais uma muda de roupa que a criança possa usar na ocasião, assim, e uma roupa sujar ou estragar, você vai poder resolver isso e continuar garantindo o conforto do seu filho.

Roupas para crianças podem ser um desafio, mas com certeza agora você já tem uma ideia melhor do que escolher, certo? Leia também o nosso post sobre como vestir seu filho para uma festa infantil!