O tapete de atividades para bebê é uma opção que reúne estímulo e proteção. Nele, o pequeno pode praticar atividades sensoriais, aproveitar os jogos estimulantes e utilizar brinquedos com conforto e segurança, até mesmo enquanto os pais estão exercendo uma outra atividade. No entanto, para que tudo isso seja garantido, é importante prestar atenção nos detalhes ao escolher o item para o seu filho.

Por esse motivo, no post de hoje vamos mostrar o que é preciso observar antes de realizar a escolha do tapete para a criança. Ficou interessado? Então continue com a leitura e aproveite as nossas dicas, assegurando que o modelo escolhido seja confortável, seguro e de qualidade! Vamos lá!

Analise o material

Para garantir que o tapete de atividade escolhido proporcione segurança para o bebê, é fundamental analisar o material de que ele é feito. É importante que ele seja resistente, de fácil higienização e próprio para o pequeno, já que o item deve estar sempre limpinho.

Escolha materiais não tóxicos, que não soltem nenhum tipo de tinta ao ser usado e que não absorvam líquidos com facilidade, impedindo, assim, o acúmulo e a proliferação de bactérias.

Pense no tamanho do item

Atualmente, existem tanto modelos de tapetes menores, que promovem o estímulo físico, emocional e sensorial do pequeno, quanto tapetes maiores, utilizados para delimitar um espaço divertido e seguro, além de auxiliar no processo de alfabetização.

Por esse motivo, é fundamental que você decida, com antecedência, qual é o seu objetivo ao adquirir o item para a criança e, com isso, qual é o tamanho ideal. Lembre-se de que para fazer a escolha você precisa ter um lugar que caiba o produto, certo?

Certifique-se de que o item possui selo do Inmetro

Outro ponto essencial é verificar se o produto possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Assim como qualquer outro brinquedo infantil, esse selo deve estar presente para assegurar que o item passou pelos testes de qualidade e segurança do Inmetro e, portanto, pode ser usado de forma segurança pelas crianças, de acordo com a classificação indicativa do fabricante.

Verifique a idade recomendada pelo fabricante

Nem todos os tapetes são indicados para todas as faixas etárias. Por isso, é essencial certificar-se de que o produto escolhido condiz com a idade do seu filho. Os tapetes para recém-nascidos, por exemplo, são opções menores e indicadas para que a criança interaja com os brinquedos, conheça novas texturas, descubra novos sons e cores e deite de bruços e de costas.

Já os tapetes para bebês maiores possuem um tamanho superior e são feitos pensando nos pequenos que estão começando a engatinhar ou andar e buscam novas descobertas. Nesse caso, prefira os modelos que permitem um maior grau de estímulo sensorial.

Garanta a segurança do produto

Quando você estiver procurando o produto, verifique se o material utilizado é acolchoado e vai permitir que o pequeno se sinta confortável e seguro enquanto está brincando — ou até mesmo depois de uma quedinha. Prefira, também, os itens antiderrapantes e impermeáveis, que proporcionam mais segurança ao pequeno, além de aumentar a durabilidade.

Hoje, existem modelos que possuem barreira de segurança. Eles são ótimas opções para bebês menores, já que, ao rolar de um lado para o outro, eles vão continuar seguros por cima dos tapetes.

É isso aí, agora que você já viu algumas orientações elementares para escolher o melhor tapete de atividades para bebê, aproveite as dicas e garanta a segurança e a diversão do seu filho. Vale mencionar que essa também é uma forma de garantir um crescimento mais saudável, por meio dos estímulos proporcionados por esse produto.

Se você gostou do post, aproveite para saber como escolher os brinquedos adequados para cada idade. Até mais!