Os cuidados com os pés são muito importantes ao longo de toda a vida e é na infância que eles devem começar, com a escolha de calçados corretos para essa fase. Para escolher com cuidado os melhores sapatos para crianças é preciso levar em consideração vários aspectos, como o material, o peso, o tamanho e, principalmente, a segurança que ele transmite à elas durante o caminhar.

Para ajudar na escolha dos próximos calçados do seu filho, listamos algumas dicas e cuidados que devem ser observados antes da compra. Continue a leitura e confira!

O tamanho ideal para aproveitar o sapato por mais tempo

Pés de crianças crescem muito rapidamente e em pouco tempo o calçado já não pode mais ser usado por estar apertado. Por isso, é comum que os pais comprem sapatos para crianças um pouco maiores que o número correspondente ao pé. Mas como saber qual é o tamanho ideal para poder aproveitar o sapato por mais tempo?

A resposta é simples: o espaço entre a ponta dos dedos e a ponta do sapato ideal é de até 1,5 cm no momento da compra. Mas é preciso se atentar ao fato de que o sapato não pode ficar saindo do pé, ele deve estar firme e passar segurança para que a criança possa caminhar sem problemas.

Materiais mais adequados em sapatos para crianças

Alguns materiais devem ser evitados na hora da compra. Um desses materiais é o plástico, pois ele dificulta a perspiração dos pés, facilitando a proliferação de bactérias e fungos e aumentando o risco de frieiras e chulé. O ideal é que sejam feitos de tecidos que permitam a perspiração e ajudem na absorção, como o algodão ou outros tecidos leves e que facilitem a ventilação dos pés.

Salto para meninas

O salto alto, antes restrito ao universo das mulheres adultas, entrou no universo infantil e hoje está disponível para meninas de várias idades. Porém, especialistas alertam para os riscos deste tipo de calçado quando usado por crianças. Além da possibilidade de traumas causados por quedas, o salto usado pelas meninas pode dificultar o caminhar, levando a problemas motores.

Outro problema associado ao salto para crianças é que ele pode causar problemas ortopédicos a longo prazo, que não são percebidos durante a infância, mas que influenciam em outras fases da vida.

A escolha dos tênis

Para meninos e meninas um dos calçados mais comuns e utilizado na infância é o tênis. Porém, é preciso observar alguns cuidados para a escolha do tênis ideal. O primeiro deles é quanto ao peso do material do calçado, ele deve ser leve para facilitar o caminhar. O peso de alguns tênis e sapatos pode tornar a atividade mais difícil para as crianças.

Outro cuidado importante é quanto aos tênis de rodinhas, que são febre entre as crianças. É preciso muita cautela na hora de presentear seu filho com um deles pois o risco de quedas e acidentes é grande. Além disso, o movimento realizado com o pé pode causar tendinite e dores musculares.

A escolha de sapatos para crianças é tão importante quanto a escolha das roupas, pois juntos eles deixarão a criança mais à vontade ou, se estiverem incomodando, podem tirar o prazer da atividade que estão fazendo.

É muito comum ver as crianças usando sapatos inadequados para a sua idade, mas muitas vezes é difícil dar sua opinião para os pais. Compartilhe este artigo com seus amigos pelas redes sociais, assim você consegue conscientizar mais pessoas sobre a importância dos sapatos para crianças corretos.