O inverno está no fim, mas ainda há dias bem frios, em que os termômetros despencam de uma hora para a outra. Nessa época gelada, é normal ficarmos ainda mais preocupados com os nossos pequenos, já que eles tendem a ser mais sensíveis às baixas temperaturas.

Por isso, é importante que os cuidados comecem ainda no guarda-roupa. Ao usar peças com os tecidos certos, as crianças ficarão livres do frio e vão aproveitar os dias com muito mais conforto. Veja agora quais são os melhores e mantenha seu filhote mais protegido!

Os melhores tecidos para crianças

Já que não medimos esforços para ver os nossos filhos bem, vamos a uma breve aula sobre tecidos que são bons para o inverno. 

Os tecidos de algodão são os mais usados, tanto no inverno quanto nas outras estações. É importante optar por tecidos com fibras naturais, que são muito macios, porque as peças geralmente estão em contato direto com o corpo. 

Mesmo que as malhas misturadas não sejam tão macias quanto as que são 100% algodão, o tecido delas é extremamente resistente e tem uma secagem muito rápida. Ele amassa pouco e é muito utilizado para calças e casacos. 

Outra opção são as roupas feitas com plush e soft, e é no inverno que mais vemos crianças usando esses tecidos. Eles esquentam bastante, mas devemos tomar cuidado quando o tecido começa a soltar muito pelo, já que ele pode causar irritação

Um tecido com o qual devemos ter cuidado redobrado é a lã, uma vez que não é mais comum a produção de lã com fibras naturais. Por esta não ser uma opção ecológica, as fábricas passaram a confeccionar lãs de acrílico. Então, se você optar por esse tecido, é bom escolher as lãs feitas de algodão, pois há algumas que são feitas de materiais bastante alergênicos. 

Mesmo no frio, as crianças não deixam de brincar. Então, peças que proporcionam bastante movimento, feitas de elastano, cetim e tricoline stretch, são opções que permitem maior flexibilidade aos pequenos. 

Na hora da brincadeira, também são boas as peças feitas com cambraia, suedine e viscolycra, que são muito macias, além de proporcionarem grande liberdade de movimento e ajudarem na transpiração. 

Cuidado redobrado com as alergias 

Além do cuidado para os pequenos não pegarem gripe, temos que nos preocupar para que não desenvolvam alergias, e tecidos são fontes comuns desses problemas. 

Os principais tecidos causadores de alergia são os sintéticos. Entre eles, estão o poliéster, o acetato, o polipropileno e o couro e a lã sintéticos. Esses tecidos não absorvem de forma eficiente a umidade do corpo, acumulando resíduos e, assim, geram coceiras e irritação na pele. 

Ainda que tenhamos cuidado ao escolher os tecidos, é importante também saber o produto certo para lavar as roupas. O mais indicado para a higienização de roupas infantis é usar sabão de coco ou neutro e enxaguar as peças com água fria.

Tecidos que você deve evitar colocar no seu bebê

Ao vestir bebês, evite usar soft, lã e plush. Como já vimos antes, esses são tecidos que acumulam resíduos facilmente, além de soltar fiapos, e, por isso, propiciam o surgimento de alergias, que são piores principalmente para as crianças mais novinhas. 

Camadas de roupas

Uma boa dica para esquentar as crianças nos dias frios, sem medo de que elas não fiquem quentinhas, é seguir a regra das camadas de roupas, que você confere a seguir:

Primeira camada

É a que faz contato direto com a pele. Então, é a hora de vestir as crianças com blusas de manga comprida (normal ou térmica) e a meia-calça.

Segunda camada

Agora, você deve fazer a cobertura intermediária: é hora de colocar blusas, pulóveres, casaquinhos de fleece, sweaters e calças.

Terceira camada

A última camada serve para bloquear o vento e a chuva e, nos locais mais frios, até a neve. Por cima de tudo, podem ser vestidas, então, jaquetas e calças impermeáveis.

Gostou das dicas de tecidos para crianças para vestir os seus pequenos nos dias frios? Então, não deixe de conferir também quais são os 5 cuidados na escolha dos calçados das crianças. Depois, é só aproveitar ainda mais os dias gostosos de inverno com os seus pequeninos!