Você comprou uma roupa linda para você ou para seus filhos e, depois da primeira lavagem, ela não foi mais a mesma ou ganhou uma mancha estranha? Ou o caimento ficou diferente, por exemplo? Não existe coisa mais chata do que isso! Antes de pensar em reclamar, olhe a etiqueta. Será que você lavou, secou e passou o item corretamente?

Todas as peças de roupa vêm com uma etiqueta com códigos, que orientam o consumidor em relação aos procedimentos corretos para lavar, secar e passar. Se você seguir o que manda a etiqueta, o certo é que sua roupa fique linda e dure muito tempo. Porém, você sabe o que significa cada um dos símbolos de lavagem? Confira nosso post e tire suas dúvidas! 

Saiba como lavar corretamente 

Nas etiquetas, você encontra as orientações com relação à lavagem da peça, em uma imagem que lembra um baldinho com água. Quando você vê essa imagem, significa que a roupa pode ser lavada na máquina. 

Quando esse desenho do balde vier com um número dentro, ele indica a temperatura máxima em que a roupa deve ser lavada. Um risco embaixo do balde significa que você pode fazer uma lavagem mecânica, mas não deve exagerar na centrifugação. Já, se aparecerem dois riscos, a peça deve passar pelo ciclo delicado e não pode ser torcida. 

A imagem do balde, com uma mão tocando a água indica que a peça deve ser lavada à mão. Se o baldinho estiver com um “X”, você não pode molhar ou lavar o item. Desta forma, essa roupa precisa ser lavada a seco. 

Fique atenta ao uso do alvejante 

Muitas pessoas gostam de adicionar alvejante na lavagem, para conservar melhor a cor dos tecidos. Mas nem sempre esse produto é bem-vindo. Entretanto, quando a etiqueta possuir o desenho de um triângulo, o uso dele está liberado. 

Se o triângulo possuir as letras “CL” dentro, é permitido o uso de alvejantes com cloro. Se o mesmo triângulo estiver com um “X”, é proibido usar o produto. 

Entenda como lavar a seco

O desenho de um círculo indica que a roupa precisa ser lavada a seco. Para isso, você deve procurar uma lavanderia ou serviço especializado. Caso o círculo tenha um “X”, não é permitido lavar desse modo.

O símbolo da lavagem a seco, muitas vezes, vem acompanhado de uma letra que indica o tipo de produto químico que deve ser usado. A letra “A” aponta que todos os tipos de solventes são permitidos. A “F” e a “P” mostram o uso do hidrocarboneto e percloroetileno respectivamente. 

Veja qual é o modo correto de secar

O quadrado é o símbolo relacionado ao processo de secagem. Quando um círculo é desenhado dentro dele, isso significa que o uso da secadora é permitido. 

O círculo dentro do quadrado pode ter uma ou duas bolinhas, que indicam a temperatura da máquina. Uma bolinha aponta para a temperatura mínima, enquanto duas permite a máxima. Um “X” no meio do círculo diz que não se pode usar a secadora. 

O quadrado com uma meia lua na parte superior indica que a roupa deve ser seca, verticalmente, no varal. Quando ele tiver três riscos no interior, a peça não pode ser torcida e o mais indicado é secar em um cabide. Já, se os riscos estiverem na horizontal, a peça deve ser seca, estendida sobre uma superfície plana. 

Aprenda como passar a ferro

O desenho de um ferro indica que a peça pode ser passada, porém as bolinhas no interior do símbolo apontam para a temperatura máxima certa. Uma bolinha diz que a temperatura máxima é 110 graus, duas bolinhas é 150 graus e três é 200 graus. Caso o desenho tenha um “X”, o uso do ferro não é permitido. 

Agora que você já está bem informada sobre os símbolos de lavagem, fica mais fácil fazer com que suas roupas durem mais e fiquem sempre lindas!

Gostou do nosso post? Restou alguma dúvida? Tem mais dicas de lavagem? Conte para a gente nos comentários!